Max Fischer, que trabalha para o Washington Post, diz que Snowden – aquele jovem ex-agente da CIA que revelou a todo o planeta o esquema universal de espionagem da NSA americana – envia todas as suas mensagens via Lavabit, um e-mail alternativo que conta com apenas 350 mil usuários aproximadamente. Sendo assim, Edward Snowden sabe que pode confiar ao Lavabit todos os envios sigilosos e com total privacidade garantindo que suas relações fiquem restritas a tão somente seu círculo de contatos, o que para o Gmail ou o webmail certamente é completamente inviável.

O Lavabit usa somente servidores próprios. Além disso, antes de transmitir as mensagens aos destinatários, usa uma criptografia que, uma vez que a mensagem tenha sido cifrada, será preciso uma senha para decifrá-la. Isso exigiria muito tempo de exaustivo trabalho de descriptografia nos computadores da NSA tornando-se uma barreira enorme para os hackers da entidade que esbarrariam em sistemas de proteção completa contra malwares, spywares, spans, etc.
Se entrarmos no site da Lavabit veremos que há uma informação sobre sua fundação em 2004 sob outra nomenclatura denominada Nerdshack. Naquela época os fundadores do Lavabit viam no Gmail como um grande serviço, mas perceberam que o Google estava violando completamente a privacidade de grande volume de usuários. Por isso nasceu o site que hoje permite contas básicas gratuitamente, como outro site: o Sendinc, mas que tem também as opções pagas que conferem uma liberdade mais dinâmica de envio e armazenamento de um volume muito maior de mensagens.