Por conta do novo arcabouço fiscal, a bolsa teve alta e o dólar despencou. Veja a lista de tudo o que mudou para melhor desde que o estadista tirou seu antecessor do governo
O Ibovespa, principal índice da B3, bolsa de valores com sede em São Paulo, abriu em alta nesta quinta-feira (30/3) diante do anúncio do Ministério da Fazenda, comandado pelo ministro Fernando Haddad (PT), sobre o novo arcabouço fiscal – regime de gastos que combinará meta de superávit primário e um limite para o crescimento das despesas.
Às 10h27 o Ibovespa subia 2,25%, chegando aos 104.085,40 pontos, e o dólar apresentava uma queda de 1,18%, sendo cotado a R$ 5,0745, conforme mostrou o jornal O Estado de S. Paulo. Os juros futuros também apresentaram retração com os contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024, passando para 13,145%, ante 13,22% registrado na quarta-feira. O DI para janeiro de 2025 também passou de 12,16% para 12,05%.
O projeto do novo arcabouço fiscal prevê que o rombo das contas públicas seja zerado em 2024 e um superávit correspondente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. A nova âncora fiscal também “limita o crescimento da despesa a 70% do avanço das receitas do governo, mas esse porcentual cairia para 50% no ano seguinte se houvesse descontrole das contas públicas”, diz o texto.
Paralelamente, a presidente do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, listou as mudanças positivas, realizadas até agora pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A parlamentar produziu um vídeo afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que retornou nesta quinta-feira (30/3) ao Brasil, “pode voltar quando quiser“, mas “o que não voltará jamais é o tempo sombrio em que” o ex-presidente “infelicitou esse país!“.
- Bolsa Família “O Bolsa Família voltou, mais justo, mais forte, pra tirar três milhões da miséria e fazer a economia crescer“.
- Minha Casa Minha Vida “O Minha Casa Minha Vida também está de volta pra gerar milhares de empregos e dar moradia a dois milhões de famílias”, disse Gleisi no vídeo.
- Salário Mínimo “O Salário Mínimo voltou a ter aumento real, acima da inflação”, o que acaba, segundo a parlamentar disse em recado a Bolsonaro, “com o arrocho do seu desgoverno“.
- Tabela do IR “A tabela do Imposto de Renda voltou a ser corrigida“, disse Gleisi ao ex-presidente. “Coisa que você nunca fez. E agora ela vai isentar 13,7 milhões de cidadãos e cidadãs.
- Novo Mais Médicos “Estamos contratando 25 mil médicos para o Brasil, garantindo assistência para milhões de pessoas que você abandonou“, disse Gleisi Hoffmann.
- Redução de Filas de Cirurgias Eletivas “A fila das cirurgias voltou a andar. O governo vai aportar R$ 600 milhões para destinar a atender quem tem urgência“, disse a deputada, referindo-se à medida da “Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas“
- Programas de Vacinação “A vacinação nacional está aí também, pra nunca mais você repetir o genocídio que você causou na última pandemia“, disse a parlamentar, referindo-se a Bolsonaro.
- Arcabouço Fiscal “A vergonhosa lei do teto de gastos não vai mais vigorar, o que vai aumentar os investimentos na Saúde, Educação e Segurança“, listou também Gleisi, deixando implícito o “arcabouço fiscal“, tema inicial desta matéria.
- Restrição de armas “A farra das armas acabou, o que é muito bom para o país e péssimo para os seus amigos milicianos, criminosos e terroristas“, disse a parlamentar, em recado direto ao ex-presidente.
- Fim do garimpo ilegal “O garimpo criminoso que você estimulou está sendo combatido com firmeza, nas terras Yanomamis e em todo o Brasil“, prosseguiu a presidente do PT.
- Meio Ambiente “O Meio Ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas voltaram a ter prioridade e instrumentos eficazes”, disse ainda, referindo-se ao boicote do governo anterior a entidades como o INPE.
- Igualdade “O Estado voltou a tratar como cidadãos e cidadãs de direitos as mulheres, o povo negro, os indígenas e as pessoas LGBTQIA+“, lembra a deputada.
- Religião “A liberdade de culto é novamente plena. Acabou a mistura de religião com política, que você tanto estimulou“, disse Gleisi a Bolsonaro.
- Relações Internacionais “O Brasil retomou relações com os EUA, a China, a América Latina; voltou a ser um país respeitado no mundo“, disse a presidente do PT.
- Fim da PPI na Petrobras “A Petrobras não vai mais cobrar a gasolina em dólar nem entregar o lucro a acionistas privados. Vai ser do Brasil”, disse a deputada sobre a política de preços adotada desde o Golpe 2016 disfarçado de impeachment, para favorecer um grupo seleto, o que foi responsável pela disparada de preços dos combustíveis durante a gestão Bolsonaro.
- Democracia “O Brasil recuperou a democracia e superou o golpe que você tentou impor“, disse ainda Gleisi, referindo-se ao quebra-quebra do ‘8 de Janeiro’, além de outros atos feitos com apoiadores.
- Direitos civis “O país rejeita a violência e respeita os direitos. Por isso, aproveite para explicar à Justiça os crimes de que você é acusado de ter feito no governo e na campanha“. Gleisi englobou várias acusações que Bolsonaro responderá.
Por fim, a deputada afirmou que o ex-presidente “pode voltar quando quiser“, mas ressaltou que “o que não voltará jamais é o tempo sombrio em que” Bolsonaro “infelicitou esse país“.