‘Emergência nacional’ é o pretexto usado pelos EUA para promover sanções econômicas e justificar invasões contra outros países para saquear suas riquezas

19/02/2019 1 Por Redação Urbs Magna

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, declarou no dia 15 de fevereiro a emergência nacional para obter fundos e assim financiar o muro com o México, sua principal promessa de campanha durante as eleições de 2016.

Desde a entrada em vigor da lei sob a presidência de Gerald Ford (1974-1977), foram declaradas 58 emergências nacionais. No entanto, na maioria dos casos, eles obedecem a objetivos de política externa, geralmente referindo-se a assuntos internacionais com a Venezuela, a Síria, a Coréia do Norte, o Irã ou o Iraque.

Das 58 emergências nacionais decretadas em meados da década de 1970, 31 permanecem ativas até o momento.

Arma intervencionista

Os EUA vêm usando a declaração de emergência para impor sanções econômicas e encorajar ações armadas fora de suas fronteiras.

Em 1979, o ex-presidente Jimmy Carter, que governou de 1977 a 1981, declarou a emergência nacional após a tomada de reféns na embaixada dos EUA em Teerã, Irã.

George W. Bush (2001-2009), invocou a medida para fazer avançar a invasão do Iraque em 2003, visando depor o presidente iraquiano Saddam Hussein.

Em 24 de agosto de 2017, Donald Trump estendeu a medida contra a nação sul-americana, baseando sua nova ordem executiva na deterioração das circunstâncias que levaram à declaração de 2015.

“As circunstâncias descritas (nessas ordens executivas) não melhoraram e continuam representando uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos EUA”, disse Trump ao discutir sua decisão.

Apesar da condenação internacional da política de sanções, os EUA continua com a medida intervencionista e isso mina a soberania e o desenvolvimento das nações.

Et Urbs Magna via Opera Mundia

Receba nossas atualizações direto no seu WhatsApp – Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem – É GRÁTIS – ACESSE AQUI

Doe ao Et Urbs Magna

𝙲𝙾𝙽𝚃𝚁𝙸𝙱𝚄𝙰 𝚌𝚘𝚖 𝚘 𝚅𝙰𝙻𝙾𝚁 𝚀𝚄𝙴 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙹𝙰𝚁 (O valor está expresso em Dólar americano) Para alterar o valor a contribuir, basta alterar o MULTIPLICADOR na caixa correspondente 𝐀 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐔𝐒𝐃 $ 5 até o limite que desejar

$5.00


𝘊𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘤𝘰𝘮 𝘴𝘦𝘶 𝘍𝘢𝘤𝘦𝘣𝘰𝘰𝘬 𝘰𝘶 𝘶𝘵𝘪𝘭𝘪𝘻𝘦 𝘢 𝘰𝘶𝘵𝘳𝘢 𝘴𝘦çã𝘰 𝘮𝘢𝘯𝘵𝘪𝘥𝘢 𝘢𝘣𝘢𝘪𝘹𝘰. 𝘖𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵á𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘴ã𝘰 𝘥𝘦 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘰𝘯𝘴𝘢𝘣𝘪𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦𝘮 𝘰𝘴 𝘱𝘶𝘣𝘭𝘪𝘤𝘢 𝘦 𝘱𝘰𝘥𝘦𝘮 𝘯ã𝘰 𝘳𝘦𝘧𝘭𝘦𝘵𝘪𝘳 𝘢 𝘰𝘱𝘪𝘯𝘪ã𝘰 𝘥𝘰 𝘴𝘪𝘵𝘦. 𝘛𝘦𝘹𝘵𝘰𝘴 𝘷𝘶𝘭𝘨𝘢𝘳𝘦𝘴 𝘦 𝘥𝘪𝘴𝘤𝘶𝘳𝘴𝘰𝘴 𝘥𝘦 ó𝘥𝘪𝘰 𝘴ã𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘯𝘦𝘤𝘦𝘴𝘴á𝘳𝘪𝘰𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰 𝘥𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘴𝘰𝘤𝘪𝘦𝘥𝘢𝘥𝘦 𝘤𝘪𝘷𝘪𝘭𝘪𝘻𝘢𝘥𝘢. 𝘕𝘦𝘴𝘵𝘦𝘴 𝘤𝘢𝘴𝘰𝘴, 𝘳𝘦𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢𝘮𝘰-𝘯𝘰𝘴 𝘰 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘥𝘦 𝘣𝘢𝘯𝘪𝘳 𝘴𝘦𝘶𝘴 𝘱𝘦𝘳𝘧𝘪𝘴.
Anúncios