E agora, Taís, como lidar com o racismo?

02/11/2015 0 Por Redação Urbs Magna

tais2Apesar de ser crime, o racismo segue público e impune.

Desta vez, Taís Araújo é a vítima do racismo nas redes sociais. Antes dela, Maria Júlia Coutinho, mais conhecida como Majú, a apresentadora do tempo  no Jornal Nacional, sofreu com isso.

02/11/2015 – 21h15facebook-redondotwitter-redondogoogle+

Esta bela senhora é a esposa de Lázaro Ramos. Se chama Taís Bianca Gama de Araújo Ramos, é atriz, modelo e apresentadora de TV. Ficou conhecida do público em 1996 na novela Xica da Silva, na Rede Manchete. De lá para cá, seu talento e beleza garantiram lugar na cultura nacional. Mas, a exemplo do que ocorre atualmente na política do Brasil, as pessoas andam atacando as outras sem motivo aparente. Simplesmente porque não vai com a cara; sabe-se lá o real motivo; apenas por maldade? Ou porque nessa bagunça brasileira que aí está agora vale tudo?

Pois o perfil social no Facebook desta linda e talentosa mulher foi atacado e vandalizado com ofensas discriminatórias raciais pesadíssimas (vide imagem). Vandalizar, segundo um dicionário online, significa ato ou efeito de produzir estrago ou destruição de monumentos ou quaisquer bens públicos ou particulares, de atacar coisas belas ou valiosas, com o propósito de arruiná-las. Isso! Mas para quê? E o pior ainda é que tem
muita gente curtiu os comentários de quem os postou. Isso significa que a coisa é pior ainda do que se imagina.
Significa que o racismo, mesmo sendo crime, está presente em nossa sociedade e, ainda que de uma forma minoritária, pode deixar prejuízos morais  descabidos. Isso me deixou pensativo sobre uma questão: FACEBOOK TAISpodemos ter uma ou mais pessoas racistas em nossas redes de amigos sem saber. A exemplo do que aconteceu com Taís, quando foi possível visualizá-los como os autores das mensagens ou na lista de quem deu os likes, podemos também observar o que nossos amigos andam curtindo ou postando. Eu ficaria muito decepcionado em saber que tenho um amigo assim. Seria mesmo capaz de excluí-lo na hora. Mas isso é outra história.
Na verdade tenho uma dúvida bem grande: por que as autoridades, e nem mesmo o próprio Facebook, não penaliza estas pessoas? O quê é preciso acontecer para que a lei seja lembrada?

LOGO NOVO URBSMAGNA100

 CURTIR PÁGINA NO FACEBOOK

Comente com o Face ou utilize a outra seção abaixo. Os comentários são de responsabilidade do autor e não têm vínculo com a publicação. Mantenha um bom nível de discussão, do contrário reservamo-nos o direito de banir seus perfis.