Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Ditadura assassina na Bolívia: Añez anuncia mandado de prisão para Evo “nos próximos dias” por atrapalhar planos ‘democráticos’


    A autoproclamada presidenta da Bolívia, Jeanine Añes disse que Evo Morales atrapalha “defesa da democracia e liberdade”. O ex-líder sindical está como refugiado na Argentina após ter sido derrubado por um golpe de Estado


    Et Urbs Magna com informações da Revista Fórum – Durante cerimônia com militares realizada neste sábado (14), a autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Añez, anunciou que em poucos dias será emitida ordem de prisão contra o ex-presidente Evo Morales.

    Añez tomou o poder no país após consumação do golpe de Estado que derrubou Morales.

    “Certamente nos próximos dias o mandado de prisão será emitido [contra Morales], já fizemos as denúncias relevantes”, informou Añez.

    Ela afirmou ainda que Morales pode voltar ao país “quando quiser”, mas que “deve enfrentar a Justiça”.

    O governo golpista acusa o ex-presidente de sedição e terrorismo.

    A presidenta de fato ainda afirmou que busca “defender a democracia e a liberdade” e afirmou que o que ela pede para Morales é que ele a deixe “viver em paz”.

    Morales, que estava asilado inicialmente no México, chegou à Argentina nesta semana.

    Diretamente do país vizinho, ele atuará como como coordenador da campanha do seu partido, o MAS, nas próximas eleições que serão realizadas em 2020.

    A legenda ainda não escolheu seu candidato, mas o favorito é o jovem líder cocaleiro e cientista político Andrónico Rodríguez, de 30 anos.

    “Fraude”

    Neste sábado, Morales usou as redes sociais para denunciar mais uma vez o informe da OEA que apontou “irregularidades” nas eleições.

    Como o Et Urbs Magna apontou na véspera das eleições da Bolívia, os EUA comandaram o Golpe de Estado contra a Bolívia (leia aqui) com interesses em sua produção de lítio (leia aqui).

    O ex-presidente elencou pesquisas realizadas internacionalmente para denunciar a “farsa” montada pela organização:

    “Três relatórios sérios destroem os conspiradores do golpe nas eleições na Bolívia e denudam as fraudes da OEA:

    • 1. Universidade de Michigan (Walter Mebane);
    • 2. Centro de Pesquisa Econômica e Política (CEPR) Washington;
    • 3. Mais de 100 especialistas de universidades de prestígio”, pontuou.

    “Os três estudos afirmam que não houve fraude e vencemos no primeiro turno. Além disso, os 98 especialistas pedem à OEA que reveja seu relatório e solicitam que o Congresso dos EUA investigue a auditoria fraudulenta patrocinada por Almagro”, completou.

    Renúncia de Evo Morales foi ‘obrigada’ pelos golpistas. O presidente legitimamente eleito da Bolívia aceitou abdicar para evitar derramamento de sangue – Fonte: Redes Sociais da Bolívia
    🗣️💬

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading