Geofísicos dos EUA descobrem um vulcão no fundo do Oceano Pacífico, o Tamu, tão grande quanto o Monte Olimpo em Marte, o maior vulcão do sistema solar.
William Sager, da Universidade do Texas, e seus colegas investigaram o fundo da parte noroeste do Oceano Pacífico e descobriram que seu mais alto patamar é na verdade uma única estrutura vulcânica, conforme foi publicado o artigo do site da revista Nature. O diâmetro da base do maior vulcão terrestre tem 625 quilômetros, 25km a mais que o diâmetro da base do Monte Olimpo no planeta Marte, ainda que os 4 mil metros de altura do Tamu não possa competir com os 22 mil metros do gigante marciano.
Os dados geofísicos do Tamu demonstram que os vulcões gigantes que foram encontrados em outros planetas do sistema solar têm ‘parentes’ na Terra. A variedade terrestre deste tipo de vulcão é pouco conhecida, já que estes monstros estão situados no melhor lugar que existe para se esconder: O fundo do oceano, explica Sager. O Tamu não entrou em erupção durante os últimos 140 milhões de anos, porém sua existência permite aos geofísicos imaginar quanto magma pode acumular-se debaixo da camada terrestre e ser expelido para a superfície. Os resultados da perfuração do fundo do mar demonstraram que a zona abriga depósitos de lava, porém antes os cientistas acreditavam que na região havia vários vulcões cujos rios de lava confluíam como ocorre com os vulcões do Havaí e Islândia. Uma ressonância sísmica levada a cabo pela equipe de Sager permitiu descobrir que todos os fluxos de lava emanavam do mesmo lugar. Isto sugeriu a existência de uma única chaminé central, o que significa que os geofísicos acreditaram estar diante de um único vulcão. O gigante Tamu se encontra a uns 1.500 km a leste do Japão e nos limites de três placas tectônicas. Este ‘novo’ gigantesco vulcão pertence aos chamados ‘vulcões em escudo’, um tipo de vulcão cuja formação se deve à acumulação de sucessivas capas basálticas fluidas, pelo que, apesar do grande tamanho que adquirem com o tempo suas encostras não são muito íngremes.
Qual é o maior vulcão da Terra com base terrestre