A deputada estadual Dani Monteiro, negra, 27 anos, criada no Morro de São Carlos, foi barrada, nesta quarta-feira (20), no elevador de uso exclusivo dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
“Tomei posse na ALERJ há quase dois meses, e ainda hoje sou constantemente barrada nos elevadores, vagas e espaços exclusivos para deputados, como se eu não fosse um deles. É o racismo institucionalizado nos espaços de poder dizendo que nosso lugar não é aqui.
Já foram me buscar no plenário, no meio de uma sessão, dizendo seguidamente ‘esse espaço é só para deputados’. E parecem só acreditar que eu sou deputada quando algum homem branco confirma. Esse tipo de coisa acontece toda semana.
Apesar da indignação e do constrangimento, sei que essas manifestações são reflexo de um racismo enraizado nas instituições desse país. Abolimos a escravidão há 130 anos. Somos o país mais enegrecido do mundo fora da África. Negros e negras são a maioria da população brasileira.
Dino Barsa para o Et Urbs Magna via Revista Fórum

Receba nossas atualizações direto no seu WhatsApp – Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem – É GRÁTIS – ACESSE AQUI
Doe ao Et Urbs Magna
𝙲𝙾𝙽𝚃𝚁𝙸𝙱𝚄𝙰 𝚌𝚘𝚖 𝚘 𝚅𝙰𝙻𝙾𝚁 𝚀𝚄𝙴 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙹𝙰𝚁 (O valor está expresso em Dólar americano) Para alterar o valor a contribuir, basta alterar o MULTIPLICADOR na caixa correspondente 𝐀 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐔𝐒𝐃 $ 5 até o limite que desejar
$5.00
Com estados e a federação governados por fascistas, o que esperar?