Cuba: um gigante moral. Bolsonaro te enganou, babaca!

Cuba: um gigante moralpor Jonas Duarte – “O tamanho de Cuba não pode ser medido por suas dimensões físicas-geográficas ou econômicas e sociais. A Ilha Socialista só precisa ser medida por sua dimensão humanitária. Por sua infinita solidariedade. “Compartimos o que temos, não o que nos sobra”, dizem os cubanos com sorrisos largos em seus rostos. E assim é. E compartem amor, solidariedade, humanidade. (…continua)

“Somos os médicos da Revolução”, dizem cubanos na Itália

Médicos cubanos chegam à Itália e posam para foto / Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

Os valores socialistas se consolidam na Ilha. Nestes 60 anos de Revolução e Resistência se forjou uma cultura de solidariedade só possivel sob um sistema socioeconômico socialista. Jamais o capitalismo formará tamanha consciência cidadã, humanitária, solidária.

Foi Cuba Socialista quem salvou a humanidade do Ébola. É a mesma Cubita, linda, negra, banhada pelo sol e sal caribenhos que se apresenta ao mundo firme para dá uma contribuição valiosa (determinante mesmo) no enfrentamento ao Coronavírus.

Médicos cubanos já chegam em todas as partes do Planeta para arregaçar as mangas e domar a contaminação do vírus.

Também se destaca no tratamento seu remédio Interferón Alpha 2b, destacado pelos chineses como o mais eficiente dos fármacos utilizado no tratamento do Coronavírus. A Coreia do Sul, Alemanha além da China utilizam com êxito o medicamento cubano.

Circula notícia nas redes sociais que o uso do medicamento cubano em Servilha, na Espanha, tem permitido àquela comunidade mortalidade zero até agora. Precisa se confirmar tal informação. Caso se confirme, o mais importante no tratamento do Coronavírus será derrubar o bloqueio contra Cuba.

Independente desse caso, Cuba abre os braços ao navio da Grã-Bretanha, com 5 positivados para o Coronavírus e o convida a pousar em solo cubano. Ali todos serão cuidados, sem nenhum tipo de discriminação. É nesse nível que Cuba Socialista trata a crise de saúde internacional.

Gigante nos cuidados sanitários e de saúde, enorme no exemplo de dignidade e humanidade perante uma situação dessas. Cuba é um amor que “não aceita fronteiras, como a primavera – não escolhe jardim” .

À Cuba minha admiração. Viva a Revolução Cubana. Viva o Socialismo – única alternativa ao caos mundial atual. Povoa minha mente frases de canções cubanas de amores por nuestra cubita, que dizem muito dessa Revolução.

“Amo esta isla”; “Cuba que linda es Cuba, quiem te coñece te quieres más…”
“Te pertuba mi amor…”

Me emociona falar de Cuba. Um povo mestiço, negro, pobre dando lições ao Planeta.


RFI 23.03.2020 – A Itália acaba de receber uma brigada de 52 médicos e paramédicos cubanos, enviados para contribuir na luta contra o coronavírus no novo epicentro da pandemia. Essa é a primeira vez que um país europeu pede ajuda a Havana, que cultiva a tradição de enviar profissionais da área da saúde para missões internacionais.

Os médicos, que deixaram a ilha no sábado (21), desembarcaram na região italiana da Lombardia, a mais atingida pela pandemia. Segundo o chefe de delegação, Carlos Ricardo Pérez, 30 membros do grupo já participaram de missões de luta contra a epidemia de ebola na África Ocidental, em 2014, a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desta vez, eles viajam após uma solicitação do secretário da Saúde da Lombardia, Giulio Gallera, que reconheceu que seu sistema de saúde está prestes a entrar em colapso devido ao grande número de pacientes que precisam de tratamento intensivo. O político italiano espera que os médicos cubanos “aliviem a situação” do hospital de Crema, na cidade de Cremona.

A delegação, composta apenas por homens, viajou de forma voluntária. Eles devem ficar na Itália por um período de três meses.

“Todos nós temos medo, mas temos que cumprir nossa missão revolucionária. Colocamos o medo de lado. Mas nós não somos super-heróis destemidos. Somos os médicos da Revolução”, disse um deles antes de embarcar.

Exportação de médicos tem razões econômicas

Cuba é célebre por enviar médicos para o mundo todo, visando suprir a deficiência de atendimento em regiões atingidas por catástrofes naturais, zonas economicamente desfavorecidas ou áreas onde serviços de saúde são escassos. A ilha defende que com o que recebe por esses serviços, consegue manter seus próprios sistemas gratuitos de saúde e educação.

A exportação de serviços médicos é, junto com o turismo, um dos motores da economia do país socialista e representou uma receita de cerca de US$ 6,3 bilhões em 2018, segundo dados oficiais.

No entanto o envio dos profissionais cubanos não agrada alguns países. Os Estados Unidos afirmam que Havana paga baixos salários a seus médicos e os submete a restrições de movimento e vigilância nos países onde eles servem.

Já o Brasil, que usufruiu durante os governos do PT dos serviços de profissionais da saúde cubanos, interrompeu a parceria por iniciativa do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que criticou o sistema. 

Atualmente, cerca de 30 mil profissionais da saúde cubanos atendem em 61 países da África, América Central e Ásia.

Quem vai cuidar dos cubanos?

Enquanto os médicos cubanos começam a tratar as vítimas da pandemia na Europa, os moradores da ilha se questionam sobre quem cuidará deles quando o coronavírus começará a contaminar sua própria população. Atualmente, as autoridades de Havana afirmam que pouco mais de 30 pessoas foram infectadas pelo Covid-19. No entanto, mais de 900 casos suspeitos estão em observação nos hospitais do país.

Até agora, nenhuma medida de confinamento foi imposta em Cuba, onde escolas e comércio continuam abertos. Apenas as fronteiras foram fechadas para os turistas.

Comente

2 comentários em “Cuba: um gigante moral. Bolsonaro te enganou, babaca!”

  1. O capitalismo é predatório, bruto e desumano. O socialismo é solidário, agregador e humano. Por contraste irmãos cubanos, mostre, mostremos ao mundo a aberração que representa a existência e permanência prolongada deste modelo assassino e fagosigótico.

  2. Pingback: Cuba: um gigante moral. Bolsonaro te enganou, babaca! | Espaço de walter

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading