Do Revista Fórum – Mais de 200 mil pessoas foram às ruas de Berlim, na Alemanha, neste sábado (13) para protestar contra o racismo, a intolerância e a ascensão da extrema-direita. Durante o ato, vários manifestantes lembraram a situação política no Brasil e levaram cartazes contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). “Não use seu voto para matar direitos”, dizia uma placa em inglês, acompanhada da hashtag #Elenão.
Meu povo em Berlim! #EleNao #EleNunca #unteilbar pic.twitter.com/XcLDgthJ6y
— The Happy Jetlagger (@happyjetlagger) October 13, 2018
O ato foi convocado pela aliança Unteilbar (indivisível, em alemão), sob o lema “Por uma sociedade aberta e livre: solidariedade em vez de exclusão”. Também foi realizado um ato de capoeiristas em homenagem ao mestre Moa do Katendê, assassinado na segunda-feira (8) em Salvador, por um apoiador de Bolsonaro.
#EleNao #unteilbar pic.twitter.com/hS34cVoxHc
— Terry Reintke (@TerryReintke) October 13, 2018
O ministro alemão de Relações Exteriores, o social-democrata Heiko Maas, classificou o protesto como uma mensagem extraordinária que mostra que a sociedade é indivisível. “Não nos deixaremos dividir, muito menos pelos populistas de direita”, disse o político, em entrevista à mídia alemã.
Many anti-fascist Brazilian demonstrators at Berlin’s massive pro-democracy solidarity march today #elenão #unteilbar pic.twitter.com/iYFGpTjQXQ
— Tucker Landesman (@yosoytucker) October 13, 2018
Os brasileiros leigos e incultos defensores do fascismo, deveriam se espelhar nos modos e culturas dos povos de primeiro mundo, só desse modo chegaríamos lá.
[…] via CONTRA BOLSONARO: NA ALEMANHA, MILHARES VÃO ÀS RUAS PEDIR QUE O BRASIL DERRUBE O FASCISTA — […]