
“Passagem meteórica” do bilionário “faz soar alarme sobre enormes riscos de manipulação”, escreve Cristina Serra
“Bolsonaro recebeu Elon Musk com rapapés e tapete vermelho, em cena de vassalagem vira-lata explícita“, afirmou a escritora e jornalista Cristina Serra, em texto na Folha de S. Paulo, após visita do bilionário dono da Space X e da Tesla, nesta sexta-feira (20/5), demonstrando não acreditar que o sul-africano mais rico do planeta tenha aparecido no Brasil para cobrir a Amazônia com internet para monitorar os lugares mais remotos, num contrato sem licitação, após o oligarca oferecer “conectar escolas rurais“.
A colunista afirma: “Em momento pré-eleitoral, com disparada do desmatamento e ofensiva da mineração sobre terras indígenas? Conta outra“.
“O poder quase incontrolável das big techs tem mostrado graus variados de impacto negativo para as democracias, em vários países. A passagem meteórica de Musk pelo Brasil faz soar um alarme (mais um) sobre enormes riscos de manipulação envolvendo a eleição de outubro“, escreve Serra.
Musk “avisou que a liberdade de expressão absoluta” no Twitter “sem qualquer moderação, está acima de tudo” o que soou como “música para os ouvidos das milícias digitais e sinal verde para a pregação golpista e os discursos de ódio“, diz Cristina Serra.