Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Lancha dos EUA dispara contra Guarda Cubana, que revida, mata 4 e fere 6 estadunidenses

    Comandante cubano e norte-americanos feridos receberam atendimento médico; Cuba reafirma sua soberania e determinação em proteger águas territoriais

    Clickable caption
    Guarda Costas
    Guarda Costas de Cuba Imagem reprodução X
    RESUMO
    URBS MAGNA - Progressistas por um BRASIL SOBERANO


    Brasília (DF) · 25 de fevereiro de 2026

    Na manhã desta quarta-feira (25/fev), uma lancha de alta velocidade registrada na Flórida, Estados Unidos, com placa FL7726SH, foi detectada dentro das águas territoriais cubanas, a cerca de uma milha náutica a nordeste do canal El Pino, em Cayo Falcones, município de Corralillo, província de Villa Clara.

    Segundo nota oficial do Ministério do Interior de Cuba, divulgada pelaEmbaixada de Cuba nos Estados Unidos, quando uma unidade de superfície das Tropas da Guarda de Fronteira, composta por cinco militares, se aproximou para identificação, a tripulação da embarcação estrangeira “abriu fogo” contra o pessoal cubano, ferindo o comandante da embarcação de patrulha.

    “Como consequência do confronto, até o momento deste relatório, quatro agressores na embarcação estrangeira foram mortos e seis feridos. Os feridos foram evacuados e receberam assistência médica”, detalha o comunicado.

    Cuba reafirma, no mesmo texto, “sua determinação de proteger suas águas territoriais, com base no princípio de que a defesa nacional constitui pilar fundamental do Estado cubano para salvaguardar sua soberania e garantir a estabilidade na região”.

    As autoridades competentes prosseguem com as investigações para esclarecer integralmente os fatos.

    O relato oficial cubano foi reproduzido de forma consistente por veículos internacionais de referência, entre eles a NPR, a Associated Press (via WSLS) e a WPBF 25 News, sem que, até o fechamento desta matéria, houvesse contranarrativa ou confirmação independente por parte de autoridades americanas sobre a nacionalidade das vítimas ou o propósito da embarcação.

    O episódio ocorre em um contexto de elevada tensão bilateral, marcado por recentes medidas de pressão econômica adotadas pela administração Trump contra o governo cubano.

    Até o momento, não há registro de resposta oficial da Casa Branca ou do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

    O deputado republicano Carlos A. Gimenez, representante da Flórida, exigiu “investigação imediata” e classificou o evento como “massacre”.

    Twitter Embed Customizado
    Retrato de Alexandr Wang discutindo o futuro da colaboração homem-IA, capturado por Ethan Pines para Forbes.



    SIGA NAS REDES SOCIAIS




    Compartilhe via botões abaixo:

    Comente com moderação

    🗣️💬

    Discover more from

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading