Colômbia elege pela primeira vez um presidente de esquerda e uma vice-presidente negra: Petro e Mina

LULA felicitou a chapa vencedora e todo o povo colombiano pela importante vitória que fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina

Com quase 100% de apuração das urnas de votação, Gustavo Petro é o novo presidente da Colômbia e estará na Casa de Nariño – residência oficial do Presidente da República do país vizinho, entre 2022 e 2026.

É o primeiro candidato de esquerda que vence o pleito presidencial. Neste domingo, ele obteve 50,49% dos votos sobre seu rival, Rodolfo Hernández, que encostou com 47,26%.

O presidente eleito, Gustavo Petro, exibe sua cédula de votação | Foto: Óscar Perez

Além disso, também é a primeira vez que a história política da Colômbia registra uma vice-presidente negra. Francia Elena Márquez Mina, que é advogada e ambientalistada, presidirá opaís ao lado de Gustavo Petro, a partir de 7 de agosto.

No Twitter, o ex-presidente LULA felicitou a chapa vencedora, além de todo o povo colombiano, com uma mensagem ‘marcando’ os perfis do novo presidente e sua vice e desejou sucesso:

Felicito calorosamente os companheiros @petrogustavo, @FranciaMarquezM e todo o povo colombiano pela importante vitória nas eleições deste domingo. Desejo sucesso a Petro em seu governo. A sua vitória fortalece a democracia e as forças progressistas na América Latina”, disse LULA.

Gustavo Petro disse, também na mesma plataforma, que “hoje é feriado para o povo. Que ele celebre a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da Pátria. Esta vitória para Deus e para o Povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e praças“.

Assim, o discurso de mudança e justiça social de Petro prevaleceu sobre a bandeira anticorrupção do populista Rodolfo Hernández. Uma pesquisa contratada pelo El Espectador e outras mídias chegou a ‘prever’ Hernández vencendo o segundo turno com pouca diferença sobre Petro, mas no final venceu a democracia, diz o jornal local.

Assista ao vídeo da campanha de Petro, com Francia Elena Márquez Mina:

Francia Elena Márquez Mina, vice-presidente da Colômbia

Assista no final da matéria a transmissão ao vivo direto da Colômbia com as últimas notícias da eleição:

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.