
PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
O vereador compartilhou vídeo antigo do ex-presidente e disse que ele doou refinarias da Petrobras à Bolívia, o que é falso
O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos) teve conteúdo restringido na rede social Instagram por compartilhar duas postagens classificadas pelo aplicativo como sendo fomentadoras de conteúdo falso, após o filho do presidente mentir sobre LULA, compartilhando um vídeo antigo seu e dizendo que o ex-presidente teria doado refinarias da Petrobras para a Bolívia, o que é falso.
A história verdadeira é que uma refinaria foi vendida ao país sul-americano em 2007 por US$ 112 milhões.
O Instagram afirmou: “A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação”, justificando a censura a Carluxo por conta de sua mentira.
O vídeo postado pelo filho do presidente mostrava LULA durante uma entrevista no ano de 2015 em que o ex-presidente Lula argumentava sobre a nacionalização das refinarias estrangeiras, conforme mostrou o UOL.
LULA relatou, na ocasião, uma conversa com Evo Morales, o ex-presidente da Bolívia, que foi golpeado na eleição do país, no ano de 2019.
Não há registro algum, nas imagens, do ex-presidente afirmando que a refinaria brasileira teria sido doada ao país amigo.
Portanto é mentira de Carlos Bolsonaro.
“Falso: Lula não disse em vídeo que deu refinarias para a Bolívia; instalações foram vendidas em 2007“, postou o Instagram.