Conjunto brasileiro alcança feito inédito com duas medalhas de prata no Campeonato Mundial, emocionando o país e marcando a história do esporte
Brasília, 28 de agosto de 2025
Pela primeira vez na história, o Brasil subiu ao pódio em um Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado entre 20 e 24 de agosto de 2025, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.
A seleção brasileira, carinhosamente chamada de Leoas, conquistou duas medalhas de prata, um marco para a modalidade no país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou o feito em um vídeo postado nas redes sociais, ao lado das atletas, destacando: “Hoje recebemos as nossas leoas da ginástica rítmica. Pela primeira vez na história, o Brasil subiu ao pódio em um mundial da modalidade. Foram duas medalhas de prata conquistadas com talento, dedicação e muita garra”.
Hoje recebemos as nossas leoas da ginástica rítmica. 🦁
— Lula (@LulaOficial) August 29, 2025
Pela primeira vez na história, o Brasil subiu ao pódio em um mundial da modalidade. Foram duas medalhas de prata conquistadas com talento, dedicação e muita garra.
Parabéns às nossas atletas. O Brasil se orgulha de vocês… pic.twitter.com/NCGsl3Hz17
A equipe de conjunto, formada por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha, brilhou nas apresentações.
No sábado, 23 de agosto, as atletas garantiram a prata na prova de conjunto geral, somando 55.250 pontos, ficando a apenas 0,3 ponto do ouro, conquistado pelo Japão.
No domingo, 24, a série mista com três bolas e dois arcos, embalada pela música “Evidências” de Chitãozinho & Xororó, rendeu outra prata com a nota histórica de 28.550, ficando a apenas 0,1 ponto da Ucrânia, que levou o ouro.
A técnica Camila Ferezin descreveu o momento como “uma redenção”, lembrando o drama vivido nas Olimpíadas de Paris 2024, quando uma lesão de Victória Borges impediu o Brasil de avançar às finais.
“Foi a coisa mais linda que já vi. Elas estiveram perfeitas”, celebrou Camila, destacando a emoção de competir em casa com a torcida vibrando.
A capitã Duda Arakaki reforçou: “Acho que foi a melhor série das nossas vidas. Queríamos honrar todos os brasileiros”.
Além do conjunto, as ginastas Bárbara Domingos e Geovanna Santos representaram o Brasil na categoria individual.
Bárbara, conhecida como Babi, alcançou o nono lugar no individual geral, a melhor colocação de uma brasileira na história do torneio, enquanto Geovanna terminou em 18º.
“Estou realizada, com a sensação de dever cumprido. Competir no Brasil nos motivou ainda mais”, afirmou Bárbara.
O Ministério do Esporte, sob comando de André Fufuca, destacou o investimento de R$ 17,2 milhões na ginástica desde 2012, incluindo a modernização da Arena Carioca 1 e o programa Bolsa Atleta, que beneficia 115 atletas da ginástica rítmica, incluindo seis das sete competidoras do Mundial.
“Que alegria ver o Brasil subindo ao pódio pela primeira vez em um Mundial”, disse Fufuca.
A escolha de figurinos inspirados nas cores da bandeira brasileira e a trilha sonora com clássicos nacionais, como “O que é, o que é?” de Gonzaguinha, reforçaram a brasilidade das apresentações, conquistando o público.
O evento, o primeiro Mundial da modalidade na América do Sul, consolidou o Brasil como uma potência emergente na ginástica rítmica, com as Leoas deixando um legado de superação e inspiração.








Lula sempre valorizando tudo o que importa de verdade , para o Brasil e nosso povo!
Viva as ginastas! Viva nosso Predidente!
Os comentários estão fechados.