Bolsonaro vai propor anistia para 8 milhões de armas que estão ilegais no Brasil, após ‘Decreto de Posse’

16/01/2019 1 Por Redação Urbs Magna

Reportagem de Jussara Soares, Karla Gamba e Renata Mariz, no jornal O Globo desta quarta-feira (16), informa que Jair Bolsonaro (PSL) pretende editar até o final do mês uma medida provisória que deve legalizar até 8 milhões de armas irregulares. A informação teria sido revelada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM/RS).

Com a anistia para regularizar todas as armas ilegais e a flexibilização da posse de armamentos, o número de armas deve aumentar consideravelmente. Atualmente, segundo O Globo, existem no país mais de 870 mil armas com registro ativo.

Para Isabel Figueiredo, conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a medida é irresponsável e vai gerar uma explosão de criminalidade no país.

“A gente se baseia em um conjunto de estudos sérios, com metodologia científica bastante apurada, feito por pesquisadores sérios, que encontram inúmeros aspectos, entre eles, que a cada 1% a mais de armas de fogo em circulação, temos 2% a mais de crimes violentos na sociedade”, diz.

Segundo Isabel, levantamentos mostram, ainda, que não há uma fronteira muito clara entre as armas legais e as ilegais.

“As armas ditas legais alimentam o mercado ilegal muito rapidamente. A arma comprada pelo ‘cidadão de bem’ muito facilmente migra para o crime, porque os proprietários perdem, elas são roubadas ou extraviadas. Isso acontece tanto com pessoas físicas como com empresas de segurança”, ressalta a conselheira.


Et Urbs Magna via Revista Fórum

Receba nossas atualizações direto no seu WhatsApp – Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem – É GRÁTIS – ACESSE AQUI

Doe ao Et Urbs Magna

𝙲𝙾𝙽𝚃𝚁𝙸𝙱𝚄𝙰 𝚌𝚘𝚖 𝚘 𝚅𝙰𝙻𝙾𝚁 𝚀𝚄𝙴 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙹𝙰𝚁 (O valor está expresso em Dólar americano) Para alterar o valor a contribuir, basta alterar o MULTIPLICADOR na caixa correspondente 𝐀 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐔𝐒𝐃 $ 5 até o limite que desejar

$5.00


Comente