ARRASTE 0%
Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
```html ```
Avançar para o conteúdo

Bolsonaro pressiona Hugo Motta por anistia aos presos do 8 de Janeiro em encontro em Brasília

    Ex-presidente réu no STF intensifica esforços por projeto de lei enquanto presidente da Câmara busca solução com Judiciário – SAIBA MAIS

    COMPARTILHE:

    ✅ UrbsMagna no WhatsApp
    ——-Canais de Notícias——-
    ➡️ UrbsMagna no Telegram


    Brasília, 10 de abril de 2025

    O ex-presidente réu no STF (Supremo Tribunal Federal), Jair Bolsonaro (PL) se reuniu na tarde de quarta-feira (9/abr) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em Brasília, para pressionar pela tramitação do projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas do famigerado 8 de Janeiro.

    O encontro, confirmado pelo inelegível até 2030, reflete a escalada de esforços do ex-mandatário e seus aliados para garantir o perdão aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em um momento de crescente tensão política.

    Bolsonaro busca entender os entraves que impedem o avanço da proposta na Câmara, que depende de Motta para ser pautada.

    O Partido Liberal (PL), liderado pelo ex-presidente, já reuniu 246 assinaturas de deputados favoráveis ao projeto, mas precisa de 257 para levá-lo diretamente ao plenário, conforme exigência regimental.

    A reunião foi uma tentativa de sensibilizar Motta, que sinalizou a possibilidade de direcionar o tema a uma comissão especial, evitando uma votação imediata.

    Motta, por sua vez, trabalha por uma solução negociada com o Judiciário e o Executivo, resistindo à pressão direta dos bolsonaristas.

    Bolsonaro afirmou que o presidente da Câmara enfrenta pressões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo federal para não avançar com a pauta. “Ele leva pressão do ministro lá do Supremo, que não deveria acontecer. Tem pressão por parte do Executivo”, declarou em entrevista à Revista Oeste, sugerindo interferências externas no Legislativo.

    A reunião ocorre após o ato na Avenida Paulista no domingo (6/abr), que reuniu cerca de 44,9 mil manifestantes, segundo estimativas do Monitor do Debate Político do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

    O evento contou com a presença de sete governadores, como Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG), que buscam capitalizar o apoio bolsonarista.

    LEIA MAIS APÓS OS ANÚNCIOS

    Apesar da mobilização, Motta mantém a proposta em compasso de espera, apostando que o STF revise penas dos condenados do 8 de Janeiro, evitando um confronto institucional. Bolsonaro tenta envolver governadores aliados para influenciar deputados de seus estados, ampliando o suporte ao projeto.

    Contexto e Repercussões

    O projeto de anistia, de autoria do ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), é alvo de controvérsia. Juristas alertam que a proposta poderia beneficiar até mesmo Bolsonaro, investigado por suposto envolvimento nos atos golpistas.

    O ato na Paulista, embora expressivo, não assusta como mobilizações passadas. O Senado, sob Davi Alcolumbre (União-AP), representa outro obstáculo à aprovação.

    Para o governo Lula, a proposta é vista como uma tentativa de garantir impunidade, conforme declarou a ministra Gleisi Hoffmann.

    A pressão sobre Motta, intensificada por ataques como os do pastor Silas Malafaia, que o chamou de “vergonha da Paraíba” durante o ato, pode, paradoxalmente, afastar o Centrão da pauta, segundo interlocutores do presidente da Câmara.

    Enquanto Bolsonaro recalibra sua estratégia, contando assinaturas e articulando apoios, o desfecho da anistia segue incerto, pendente de um delicado equilíbrio entre os Poderes.

    ✅ UrbsMagna no WhatsApp
    ——-Receba Notícias———
    ➡️ UrbsMagna no Telegram


    Redes Sociais

    1 comentário em “Bolsonaro pressiona Hugo Motta por anistia aos presos do 8 de Janeiro em encontro em Brasília”

    1. #INELEGIVELNACADEIA,que é o lugar apropriado para este estrume fedorento e nauseabundo.

    Os comentários estão fechados.

    文

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading