Bolsonaro não aceitará ajuda emergencial para a Amazônia oferecida pelo G7, diz Onyx


O ministro repetiu frases feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e disse que o Planalto não aceitará os R$ 83 milhões oferecidos para combater as queimadas na Amazônia: “Quer ensinar o que para o nosso país?”


O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta segunda-feira (26) que o governo Bolsonaro não vai aceitar os recursos oferecidos pelo G7 para uma ajuda emergencial de combate às queimadas na Amazônia. Ele usou a mesma retórica adotada por Jair Bolsonaro e disse para os países reflorestarem a França com os 20 bilhões de dólares, equivalentes a R$ 83 milhões.



“Agradecemos, mas talvez esses recursos sejam mais relevantes para reflorestar a Europa. O Macron não consegue sequer evitar um previsível incêndio em uma igreja que é um patrimônio da humanidade e quer ensinar o que para nosso país? Ele tem muito o que cuidar em casa e nas colônias francesas”, disse Onyx ao blog do jornalista Gerson Camarotti, do G1.

Onyx repetiu as mesmas provocações feitas por Bolsonaro quando Alemanha e Noruegadecidiram retirar os investimentos do Fundo Amazônia por conta da gestão de Ricardo Salles no Meio Ambiente e ainda condenou “práticas colonialistas e imperialistas” dos países do G7, em especial a França. “O Brasil é uma nação democrática, livre e nunca teve práticas colonialistas e imperialistas como talvez seja o objetivo do francês Macron. Aliás, coincidentemente com altas taxas internas de rejeição”, declarou. Ele ainda considerou que ninguém sabe proteger a floresta Amazônica como o Brasil.

O desmatamento e as queimadas na região tem sido alvo de críticas internacionais pela política ambiental adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, de complacência com a devastação das florestas. Até mesmo aliados tem cobrado do governo uma postura mais incisiva, que se limita a repetir frases feitas e a atacar o presidente da França Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte Macron.


Comente

2 comentários em “Bolsonaro não aceitará ajuda emergencial para a Amazônia oferecida pelo G7, diz Onyx”

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.