Bolsonaro é denunciado por ONG austríaca ao Tribunal Penal Internacional de Haia

12/10/2021 0 Por Redação Urbs Magna
Bolsonaro é denunciado por ONG austríaca ao Tribunal Penal Internacional de Haia

O presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, e a fachada do Tribunal Penal Internacional de Haia, na Holanda | Sobreposição de imagens | Esta já é a sexta acusação contra o chefe do Executivo à Corte desde a posse e a primeira por crimes ambientais


PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO

A ‘All Rise’ protocolou nesta terça-feira ação na Corte contra o presidente brasileiro por sua política de destruição da Amazônia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) teve seu nome protocolado em ação de uma ONG (Organização Não Governamental) da Áustria, a ‘All Rise’, nesta terça-feira (12), por crimes contra a humanidade relativos à destruição da Amazônia.

Segundo a ‘All Rise’, as ações de Bolsonaro e suas políticas ambientais estão causando destruição, a partir dos desmatamentos e incêndios que ocorrem na floresta tropical que cobre boa parte do noroeste do nosso país.

Para a organização, isso tem impactado negativamente nas mudanças climáticas de todo o mundo. Um trecho do texto da denúncia contra o presidente brasileiro que chegou a Haia, que tem mais de 300 páginas, com argumentos jurídicos e dados científicos, aponta que foram estimadas “que as emissões atribuíveis ao governo Bolsonaro causarão mais de 180.000 mortes por excesso de calor em todo o planeta nos próximos 80 anos, com base nos atuais compromissos climáticos”.

Esta é a sexta acusação contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional desde a posse do presidente brasileiro em janeiro de 2019, mas se trata da primeira que traz um tema ambiental.

Na página The Planet Versus Bolsonaro, a ONG afirma que “o presidente brasileiro Jair Bolsonaro está governando um sistemático e difundido ataque à Amazônia. Suas ações nos ameaçam a todos. MAS ELE PODE SER DETIDO“.

Com o poder da lei e ajuda do povo. Com o poder do povo. Nós vamos responsabilizá-lo”, diz o texto do vídeo (assista abaixo).

Página da All Rise na internet, ‘The Planet Versus Bolsonaro‘ | imagem reprodução
Comente