Bolsonaro “barganhou” com a vida do povo e faz “trabalho miserável”, diz diretor de ONG internacional

17/06/2021 0 Por Redação Urbs Magna
Bolsonaro “barganhou” com a vida do povo e faz “trabalho miserável”, diz diretor de ONG internacional

Para Kenneth Roth, da Human Rights Watch, o presidente brasileiro “dissemina desinformação“, é “negacionista” e está “minando as instituições democráticas

O diretor-executivo da ONG internacional Human Rights Watch, Kenneth Roth, acusou o presidente Jair Bolsonaro de ser um “negacionista“, “disseminador de desinformação“, de ter “barganhado” com a vida da população brasileira, de fazer um “trabalho miserável” em sua gestão da pandemia da covid-19 e de estar minando as instituições democráticas do país devido à pressão da CPI no Senado. De acordo com Jamil Chade, do UOL, Roth participava de evento com jornalistas estrangeiros nesta quinta-feira (17), em Genebra, quando fez as declarações.

Leia a fala de Roth:

“Uma coisa que notamos, se damos um passo para trás e avaliamos de que forma a pandemia ocorreu, é que os governos que tiveram o pior desempenho não são aqueles que são ditaduras ou democracias, esquerda ou direita”, avaliou Roth. “Mas sim aqueles que têm líderes populistas, que tiveram resultados especialmente ruins”.

“Eles estavam mais preocupados com a economia, que pensavam que seria necessário para sua popularidade, e estavam dispostos a correr o risco de ver a pandemia se espalhar, o que eventualmente ocorreu. Isso descreve a situação de Donald Trump nos EUA, Narendra Modi na Índia e Jair Bolsonaro no Brasil. Isso foi o desastre. Se olharmos, vemos que uma das piores situações da pandemia ocorreu em países com grandes populações onde líderes populistas fecharam os olhos para a realidade científica”.

“No Brasil, houve uma reação significativa a isso e está afetando a popularidade de Bolsonaro. Mas está levando ele a contra-atacar contra as instituições da democracia que estão tentando responsabilizá-lo. Bolsonaro tem feito um trabalho particularmente miserável em lidar com a pandemia. Ele não apenas nega, mas também promove desinformação, desenhada a aumentar sua popularidade, às custas do povo brasileiro”.


Siga no Telegram

Comente