“AUXÍLIO- MORADIA para militares, ou AUMENTO DE SALÁRIO EQUIPARADO ao dos TRÊS PODERES”, exige o Ministro-chefe da Secretaria de Governo de Bolsonaro
11/01/2019Ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, defendeu em entrevista aos jornalistas Eduardo Bresciani, Jussara Soares e Karla Gamba, no jornal O Globo desta quarta-feira (9), o pagamento de auxílio-moradia para militares.
Indagado sobre o assunto, o militar disse que não poderia falar pelo Ministério da Defesa – que é quem, em tese, poderia pautar o tem -, mas defendeu o retorno do penduricalho.
“Eu lembro quando eu era tenente, capitão, que existia o auxílio-moradia, depois ele se tornou tão mínimo que acabou saindo do contracheque e foi extinto. Hoje isso aí é um problema muito sério porque o civil ele não se muda muito, mas o militar, você tem uma característica de mudar. Você vai servir uma cidade lá no interior e o Exército tem que ter moradia porque não tem nem casa para alugar. Em outros locais você tem o aluguel acessível para o salário do militar, em outros lugares o aluguel não é acessível. Então o militar tem algumas características que são muito especiais da profissão”.
Segundo Santos Cruz, quando o salário não é suficiente, é preciso “pendurar outros benefícios”.
“Acho que ou você aumenta o salário ou você faz um auxílio. O problema é que você tem dar um salário que possa cobrir tudo isso. O que você faz? Quando o salário não é suficiente, aí você tem que pendurar outros benefícios, igual outros trabalhadores, como vale-alimentação, vale-transporte, como complementações”, disse.
O ministro insinuou ainda que haja uma equiparação do salário “de todo o Executivo” com o do Judiciário e do Legislativo.
“Eu acho que precisa discutir a remuneração de todo o Executivo, porque a remuneração do Executivo é muito abaixo do Judiciário e do Legislativo. Se você comparar os salários são muito discrepantes e essa discrepância é muito difícil fazer um nivelamento”.
Leia a entrevista na íntegra.
Et Urbs Magna via O Globo/Revista Fórum
Receba nossas atualizações direto no seu WhatsApp – Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem – É GRÁTIS – ACESSE AQUI
Doe ao Et Urbs Magna
𝙲𝙾𝙽𝚃𝚁𝙸𝙱𝚄𝙰 𝚌𝚘𝚖 𝚘 𝚅𝙰𝙻𝙾𝚁 𝚀𝚄𝙴 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙹𝙰𝚁 (O valor está expresso em Dólar americano) Para alterar o valor a contribuir, basta alterar o MULTIPLICADOR na caixa correspondente 𝐀 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐔𝐒𝐃 $ 5 até o limite que desejar
$5.00