“Até daqui a 19 dias”, diz Macron a Lula confirmando presença do Presidente do Brasil em “Cúpula” na França

O encontro planejado pelo líder francês propõe ‘Novo Pacto Financeiro Mundial‘ e acontecerá nos 22 e 23 de junho

Muito bom tê-lo conosco, querido Presidente Lula. Até daqui a 19 dias“, afirmou em seu perfil no ‘Twitter‘ o presidente da França, Emmanuel Macron, neste sábado (3/6). A “Cúpula Por um Novo Pacto Financeiro Mundial”, proposta pelo europeu, terá encontros nos dias 22 e 23 de junho.

“Parceiros de todo o mundo, Salve a data: 22 a 23 de junho, Paris. O mundo precisa de uma economia verde que não deixe ninguém para trás. Juntos podemos criar um novo pacto financeiro”, escreveu o líder francês, em outro tuíte.

As reuniões na capital Paris abordarão medidas de financiamento para ações climáticas.

A ideia de discutir um pacto global foi anunciada por Macron durante a COP27, em novembro de 2022, no Egito, em meio à decepção com a falta de resultados concretos da cúpula sobre o clima.

O objetivo é propor uma reforma do sistema financeiro global, para que os países mais pobres sejam capazes de lidar com desafios ligados às mudanças climáticas.

Um novo contrato entre os países do Norte e do Sul global será discutido no encontro. A referência é feita a países avançados e nações de baixa e média renda e a cúpula tentará viabilizar projetos hoje travados por questões financeiras.

Além do clima, devem ser discutidos temas como combate à pobreza, reforma de organismos multilaterais, como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, e soluções para países endividados.

Lula e Macron se encontraram durante a cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, no dia 20 de maio. Segundo o governo francês, os presidentes conversaram sobre como mobilizar mais dinheiro contra a pobreza e para ajudar os países menos desenvolvidos na adaptação às mudanças climáticas.

Pouco antes, nos dias 10 e 11 maio, a embaixadora Amélie de Montchalin, representante da França na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o clube dos países ricos, esteve no Brasil para convidar Lula a participar da conferência de Macron, como informou a ‘CNN‘.

Na ocasião, a embaixadora afirmou que a presença brasileira era muito importante, sobretudo por causa da Amazônia.

Lula também passará pelo Vaticano, onde se encontrará com o Papa Francisco. Ambos se falaram por telefone na última quarta-feira (31/6). Segundo o Palácio do Planalto, na conversa, o Presidente convidou o Pontífice a visitar o Brasil, e o líder da Igreja Católica “ficou de analisar a possibilidade da visita”.

Em dezembro de 2020, os dois se encontraram na residência oficial do Papacial do Papa, onde conversaram sobre temas como fome, desigualdade social e intolerância.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.