Foi mais um ano e deixou um monte de imagens do espaço incríveis e surpreendentes. Reunimos as melhores fotos de 2013 entre estrelas, galáxias, planetas e nebulosas.
Os destaques incluem estrelas jovens nascidas na Grande Nuvem de Magalhães, novos pontos de vista, tanto da Galáxia de Andrômeda e da Nebulosa Cabeça de Cavalo, e particularmente a bela imagem de Saturno visto de cima.
Gordan Ugarkovic reuniu 12 fotos deslumbrantes da sonda Cassini da NASA e surgiu uma das melhores imagens de anéis do planetaSaturno que temos visto. Foto: NASA / JPL-Caltech / Espaço Instituto de Ciências / G. Ugarkovic
A nebulosa Cabeça de cavalo, um dos mais famosos objetos celestes, é conhecida por sua cor preta. Mas aqui a vemos através das ondas de infravermelhos.
NASA ESA / Hubble Team / Patrimônio
Uma explosão na superfície do sol cria uma onda de plasma quente. O evento desencadeia toneladas de partículas energéticas no espaço, que neste caso é dirigida a uma distância segura da Terra.
NASA / Goddard / SDO
Marte. Imagen: NASA / JPL / University of Arizona
O Telescópio Espacial Hubble mostra uma estrela piscando conhecida como RS Puppis. A estrela está envolta em gás e poeira. Imagem: Imagem: NASA, ESA, e Hubble Heritage Team (STScI / AURA) Reconhecimento -Hubble/Europe Colaboração: H. Bond (STScI e Pennsylvania State University)
O gás e a poeira de LL Orionis. Uma interação com o fluxo da nebulosa de Orion. As jovens estrelas estão se formando aqui, criando um dos destaques da imagem: uma onda de choque com vento eletromagnético em torno de um bebê estrela. Imagem: NASA, ESA e Hubble Heritage Team
Estas nuvens estranhas e longas que pairam sobre a terra são os raios na atmosfera superior deixadas por um meteorito que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia em 15 de fevereiro. A bola de fogo espetacular que explodiu sobre a população russa fez manchetes internacionais quando foi gravado por dezenas de transeuntes. O evento abalou a todos em sua rotina matinal, e chamou a atenção para o fato de que os meteoritos impactam com a Terra regularmente. Devido à onipresença do mundo fotográfico moderno, os cientistas foram capazes de estimar a trajetória do meteoro, a velocidade e o tamanho inicial.
Emoldurado pela Terra e o enorme mecanismo da Estação Espacial Internacional, três pequenas caixas (CubeSats) medindo 10 x 10 x 10 cm) são lançados como dados no espaço pelo braço robótico japonês Kibo implantado em pequenos satélites. Com a redução da eletrônica, tais dispositivos poderiam ser cada vez mais comum no futuro.
: NASA
A LMC é uma galáxia satélite que orbita a nossa. Tendo este laboratório cósmico tão perto dá aos cientistas a oportunidade de estudar os processos incríveis que afetam todas as galáxias. Como NASA escreveu isto: Grandes nuvens de gás adentrando lentamente em colapso para formar novas estrelas. Por sua vez, essas nuvens de gás são iluminadas em uma profusão de cores visíveis nesta imagem do telescópio da NASA / ESA Hubble.
O Curiosity da NASA foi à procura de evidências de passado vivente em Marte. Ao longo do caminho, enviou algumas fotos realmente emocionantes da superfície de Marte. Uma coleção delas produziu este incrível mosaico de 15.000 pixels de Monte Sharp.
: NASA / JPL-Caltech / MSSS
A Galáxia de Andrômeda é nossa vizinha maior e mais próxima. Embora geralmente fotografada em comprimentos de onda visíveis, a galáxia adquire formatos totalmente novos aos olhos infravermelhos. Herschel Space Telescope da ESA
Enceladus, uma das luas que orbita Saturno. Esta imagem impressionante de Enceladus capturada por Cassini em 2013 é uma das melhores que eu já vi. : NASA / JPL-Caltech / SSI / G. Ugarković
Os astrônomos acreditam ter encontrado planetas em torno da estrela Gliese 667. E não apenas alguns, mas sete exoplanetas em um sistema semelhante ao nosso, incluindo alguns na zona habitável onde poderia existir vida.
A lua Titan de Saturno. O mundo gelado é muito longe do sol para ter água líquida em sua superfície. Mas as temperaturas são ideais para os hidrocarbonetos, como metano e etano, criando enormes mares como este.
: NASA / JPL-Caltech / ASI / Cornell
Nada poderia ser melhor do que flutuar acima do nosso mundo em uma nave espacial. A imagem, twittada pelo astronauta da ESA Luca Parmitano, mostra a beleza do nosso planeta. Foto. ESA
Marte é um mundo de extremos.
Imagem: ESA / DLR / FU Berlin (G. Neukum
Duas nebulosas de aspecto muito diferentes são capturadas pelas lentes astronautas em uma região de formação de estrelas na Grande Nuvem de Magalhães. Imagem: ESA
Esta imagem infravermelha da nebulosa da cabeça da bruxa feita pelo telescópio WISE da NASA é boa demais para não ser mencionada aqui.
: NASA / JPL-Caltech
Fonte: cubadebate