Aras diz que está “atento a qualquer risco” no 7 de setembro e no dia das eleições

Estamos vigilantes e, repito, atuando na defesa da nossa democracia e de nossas instituições”, disse o PGR

O PGR (procurador-geral da República), Augusto Aras, disse nesta segunda-feira (1/8) que que “está atento a qualquer risco” no feriado de 7 de Setembro, data em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus seguidores a irem às ruas “pela última vez“, e também durante as eleições, “atuando na defesa da democracia e das instituições“.

Aras fez vários comentários em um pronunciamento (veja mais abaixo) durante a sessão de reabertura dos trabalhos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a 62 dias do pleito. O PGR também é o chefe da PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral) e tem sido duramente criticado devido aos seus posicionamentos em favor do atual ocupante do Palácio do Planalto.

Neste ano, temos nos dedicado a esse mister de forma especial. Seja no 7 de setembro, quando celebraremos o bicentenário da nossa República, seja no transcorrer do processo eleitoral já em curso. Estamos vigilantes e, repito, atuando na defesa da nossa democracia e de nossas instituições“, disse Aras, conforme transcrição de sua fala feita pela jornalista Mariana Muniz, do jornal O Globo.

Na proximidade das eleições, o Ministério Público Eleitoral está atento a qualquer risco de ameaça ao desejado ambiente seguro e equilibrado de disputa, paralelamente com estímulo à participação dos jovens e das mulheres no processo democrático, de forma destacada no combate à violência política“, afirmou o PGR.

É bom que se diga, senhor presidente, senhoras ministras e senhores ministros, que essa busca por soluções pacíficas e conciliadoras não se confunde com passividade. Sempre estivemos e seguimos atentos a quaisquer manifestações e atos que ultrapassem os limites das liberdades e garantias constitucionais. Foi assim em 2021 e assim tem sido em 2022, com todo o Ministério Público brasileiro mobilizado e atento“, pontuou Augusto Aras.

Siga Urbs Magna no Google Notícias
Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.