Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo
    Toque e saiba mais sobre o tema

    Sistema da Defesa Civil é invadido e emite disparos de “alerta” falsos durante a madrugada

    — calculando —
    Tela de celular mostra alerta extremo com a palavra misantropia

    📷 Tela de celular de um morador do Rio de Janeiro mostra alerta extremo recebido com a palavra “misantropia” / Foto: Reprodução via g1

    RESUMO
    URBS MAGNA

    | Curitiba (PR)
    20 de junho de 2026

    O que começou como um susto silencioso na madrugada deste sábado (20/jun) se transformou em um dos maiores casos de invasão a sistemas públicos dos últimos anos.

    Milhões de brasileiros acordaram com o som estridente de um alerta extremo em seus celulares.

    A mensagem, enviada pelo sistema Defesa Civil Alerta, continha apenas uma palavra: “misantropia”.

    A Defesa Civil Nacional negou imediatamente ter enviado o alerta.

    A plataforma foi retirada do ar por volta das 1h30 da madrugada após confirmar que sofreu uma invasão hacker.

    Segundo o governo federal, o disparo foi realizado remotamente por alguém sem vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

    Milhões de celulares e o alerta que veio do Paraná

    Ainda não há um número oficial de quantos brasileiros receberam a notificação falsa. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, afirmou que “ao menos 10 falsos alertas” foram disparados e atingiram “milhões de pessoas” em todo o país, segundo o UOL.

    O primeiro estado a ser afetado foi o Paraná. O governo paranaense informou que não emitiu o alerta e que não havia previsão de fenômenos meteorológicos severos capazes de justificar o acionamento da ferramenta.

    Em seguida, outras localidades também relataram o recebimento da mensagem, incluindo Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Acre e São Paulo.

    De acordo com Wolnei Wolff, houve nove disparos pelo sistema Cell Broadcast e um por SMS. A equipe de tecnologia da informação da Defesa Civil identificou de 9 a 10 acessos indevidos ao sistema.

    O que é “misantropia” e como funciona o sistema atacado

    A palavra que despertou tanta atenção, “misantropia” – em alguns celulares escrita como “misantropi4” – significa aversão, desconfiança ou desprezo generalizado pela humanidade.

    O termo, de origem grega, descreve pessoas que evitam a convivência social por repúdio aos comportamentos e falhas da sociedade. Apesar do susto, não há qualquer indicação oficial de que o termo tenha relação com o motivo do ataque.

    O sistema utilizado para o envio das mensagens é o Cell Broadcast.

    Trata-se de uma tecnologia que envia mensagens de texto em formato pop-up diretamente na tela do celular, sem necessidade de cadastro prévio, baseando-se na localização dos aparelhos com 4G ou 5G.

    A ferramenta foi desenvolvida exclusivamente para alertas de emergência e é de responsabilidade do governo federal.

    Anatel e o “desserviço à nação”

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nota neste sábado (20/jun) afirmando que as mensagens “não foram emitidas pelas autoridades competentes responsáveis pelo sistema de alertas à população” e que “não há, neste momento, qualquer motivo para preocupação”.

    A agência reforçou que as prestadoras de telecomunicações apenas transmitem os alertas para as áreas geográficas definidas pelas autoridades, não sendo responsáveis pelo conteúdo.

    O episódio expõe uma vulnerabilidade crítica: a segurança de sistemas essenciais de comunicação. Como afirmou o secretário Wolnei Wolff, o ataque é um “desserviço à nação”.

    Ele explicou que, assim que os técnicos identificaram a invasão, desligaram o sistema “prontamente” para conter os danos.

    A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já acionou a Polícia Federal para investigar o caso. O sistema só será religado quando todas as condições de segurança forem restabelecidas.

    O governo federal afirmou que adotará medidas para impedir novos acessos indevidos e preservar a confiabilidade da ferramenta.

    A Polícia Federal já iniciou as investigações para identificar os responsáveis pelo ataque cibernético. A Defesa Civil Nacional informou que trabalha para restabelecer o sistema com segurança.

    Até o momento, não há informações sobre prisões ou suspeitos.

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



    SIGA NAS REDES SOCIAIS




    Compartilhe via botões abaixo:

     

    Comente com moderação

    🗣️💬

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading