Vigor do animal impressiona pesquisadores do Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos EUA, que estimam que a fêmea já tenha voado o equivalente a 15,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua
COMPARTILHE:
✅ UrbsMagna no WhatsApp
——-Receba Notícias———
➡️ UrbsMagna no Telegram
A ave selvagem mais antiga conhecida do mundo, uma albatroz de Laysan de 74 anos chamada Wisdom, deve acolher mais um filhote nos próximos meses, surpreendendo os cientistas que a têm monitorado desde a administração Eisenhower.
Wisdom colocou um ovo em 27 de novembro na Atol Midway, um pequeno pedaço de terra no Oceano Pacífico, disse o Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos EUA. Os pesquisadores disseram que estavam otimistas de que ele irá chocar em cerca de dois meses, fazendo dela mãe pela 30ª vez ou mais. Seu último filhote chocou em 2021.
Cientistas há muito se maravilham com a longevidade de Wisdom e sua capacidade de reproduzir-se à medida que envelhece.
Jonathan Plissner, um biólogo da vida selvagem supervisório no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway, contou à BBC Radio 4, na quarta-feira, que “é muito raro” um pássaro da idade de Wisdom botar um ovo, observando que “a idade média que os pássaros podem sobreviver é provavelmente mais próxima de 30 anos“. O próximo albatroz mais velho que os pesquisadores conhecem em Midway Atoll tem cerca de 45 anos, disse ele.
“Ela é única”, disse o Dr. Plissner. “Não conhecemos outros que estejam nem perto da idade dela”.
Pesquisadores do Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway descobriram que Wisdom retornou em 26 de novembro a Midway Atoll, cerca de 1.200 milhas a noroeste de Honolulu — local de uma das maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial, apenas alguns anos antes dela nascer.
A sabedoria imediatamente começou a interagir com um novo companheiro assim que chegou, disseram os cientistas.
Enquanto os albatrozes geralmente acasalam por toda a vida, eles encontrarão novos parceiros para se reproduzir se seu companheiro morrer. O Dr. Plissner acredita que Wisdom sobreviveu a pelo menos três parceiros.
Ela chocou e criou filhotes com outro albatroz chamado Akeakamai durante décadas, mais recentemente em 2021, mas Akeakamai não foi visto há vários anos. O novo parceiro de Wisdom foi equipado com uma faixa de rastreamento na última sexta-feira. Ele ficou para incubar o ovo enquanto Wisdom voltava ao mar por um tempo, disseram os pesquisadores.
Carl Safina, um ecólogo marinho da Universidade Stony Brook que estudou aves marinhas, disse que Wisdom é um nome apropriado devido à sua capacidade de sobreviver apesar dos crescentes perigos ambientais para os albatrozes, incluindo a poluição por plástico e o aumento do nível do mar que ameaçam seus locais de nidificação [ação de construir ninho].
“A idade dela é uma coisa,” disse o Dr. Safina. “O fato de ela ter sobrevivido tanto tempo é, na verdade, muito mais impressionante”.
As aves podem pôr ovos por quase toda a vida, embora possam diminuir a velocidade à medida que envelhecem, disse o Dr. Safina. As albatrozes podem pôr apenas um ovo por ano, e Wisdom já pôs cerca de 50 a 60 ovos desde que os pesquisadores começaram a monitorá-la em 1956, disse o Serviço de Peixes e Vida Selvagem na terça-feira. Pelo menos 30 filhotes nasceram desses ovos e voaram do ninho, disse o Dr. Plissner na declaração da agência.
“Eu acho que é impossível para nós olharmos para aquele pássaro e não ficarmos impressionados que ela ainda está se reproduzindo e botou um ovo”, disse o Dr. Safina.
A maioria dos ovos de albatroz eclode em janeiro ou fevereiro, após cerca de 65 dias de incubação, de acordo com o Serviço de Peixes e Vida Selvagem. Os filhotes voam do ninho em junho ou julho, depois de serem alimentados com ovos de peixe e lulas regurgitados de seus pais durante vários meses.
Ela passa a maior parte de sua vida no mar, disse o Serviço de Peixes e Vida Selvagem. Os pesquisadores estimam que ela voou cerca de 3,7 milhões de milhas [5,95 milhões de quilômetros – cerca de 15,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua].
Wisdom sobreviveu a Chandler Robbins, o renomado ornitólogo que a anilhou [marcação com anel na pata para identificação] em 1956. Ele faleceu em 2017.
As albatrozes só começam a pôr ovos quando têm cerca de 5 anos. Como Wisdom foi encontrada originalmente em um ninho, os pesquisadores na época estimaram que ela deveria ter pelo menos 5 anos, mas sua idade exata não é conhecida, disse Dr. Plissner.
Em qualquer caso, ela não está sozinha. O Atol Midway abriga milhões de aves marinhas e a maior colônia de albatrozes do mundo, disse o Serviço de Peixes e Vida Selvagem.
