Valor de mercado da estatal aumentou em 9 bilhões 
UrbsMagna 22/08/2017
A Estatal teve ganho de aproximados 9 bilhões em valor de mercado somente nesta terça-feira, quando as ações da companhia dispararam quase 50% após o governo anunciar a desestatização da empresa de energia elétrica.
Os papéis da bolsa fecharam em alta de 32,36% a R$ 23,60 enquanto os ordinários tinham ganhos de 48,94%, a 21,15 reais. O Ibovespa avançou 2,01%, acima dos 70 mil pontos. Agora, o valor de mercado da estatal alcançou 29,13 bilhões superando os 20,17 bilhões da véspera.
O Ministério da Fazenda informou que ainda não definiu como o processo de desestatização será realizado podendo ser feito por venda de controle ou por emissão e diluição de ações. Atualmente, o governo tem 51% das ações ordinárias da companhia (com direito a voto) e 40,99% do capital total.
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou que pretende o quanto antes definir o modelo que será utilizado. O desenho a ser adotado deverá garantir à União a parcela de ações necessárias para ter o poder de veto nas decisões da empresa e tudo deve ser concluído até o fim do primeiro semestre de 2018.
Somente o detalhamento do plano permitirá calcular quanto de fato vale a companhia, e quanto o governo vai conseguir arrecadar, mas há previsões de até 20 bilhões.