Manifestação massiva questiona políticas públicas e mobiliza multidões em defesa de valores nacionais
Londres, 13 de setembro de 2025
Milhares de britânicos participaram da ação Unir o Reino, organizada pelo ativista Tommy Robinson, que reuniu estimativas variando de 40 mil a mais de 100 mil pessoas nas ruas de Londres neste sábado, 13 de setembro.
Os manifestantes, muitos carregando bandeiras da Union Jack e cartazes com mensagens como “envie-os de volta”, marcharam em direção a edifícios governamentais, expressando insatisfação com as abordagens do governo trabalhista.
O evento também serviu como tributo ao ativista conservador americano Charlie Kirk, assassinado recentemente, destacando laços transatlânticos na luta por ideais compartilhados.
Os participantes entoaram slogans veementes contra o primeiro-ministro Keir Starmer, focalizando críticas à estratégia de imigração, que registrou recorde de 111.084 pedidos de asilo no ano até junho, e às limitações impostas à liberdade de expressão, incluindo prisões por postagens em redes sociais e o uso de leis de segurança online.
Palestrantes internacionais como Jordan Peterson e Steve Bannon reforçaram o discurso, enfatizando a necessidade de soberania nacional e o fim da “censura seletiva”.
A marcha ocorreu de forma pacífica, com famílias e crianças presentes, contrastando com confrontos em protestos anteriores contra hotéis de asilados.
Contramanifestantes do grupo Stand Up to Racism se posicionaram em áreas adjacentes, levando a intervenções policiais para separar os grupos e evitar escaramuças, como as vistas em Bristol e Liverpool no fim de semana anterior.
Autoridades relataram poucas prisões, mas o governo enfrenta pressão crescente, com pesquisas indicando que 71% dos eleitores avaliam mal o manejo da crise de hotéis para migrantes.
RECEBA NOSSAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM SEU E-MAIL
O Human Rights Watch criticou as medidas anti-protesto herdadas do governo anterior, alertando para o risco de erosão democrática sob o atual mandato.
🚨🇬🇧 𝗔𝗟𝗘𝗥𝗧𝗘 𝗜𝗡𝗙𝗢 — Du JAMAIS VU en Europe : une FOULE IMPRESSIONNANTE de patriotes britanniques déferle dans les rues de Londres, réunissant des centaines de milliers de personnes. pic.twitter.com/8CCKrIqCsZ
— Bastion (@BastionMediaFR) September 13, 2025
📣💥#Londres 💥
— Neruda57 🐝🕊️🔻 (@Neruda57) September 13, 2025
Journée sous haute tension.⚡️⚡️⚡️
🔴Des milliers de personnes se sont rassemblées pour la marche "Debout contre le racisme" prévue à Londres, pour contrer la marche de l'extrême-droite "Unite the Kingdom" de Tommy Robinson .pic.twitter.com/S8LvDYUuq2
Holy sh*t!
— Inevitable West (@Inevitablewest) September 13, 2025
Over one million Brits takeover central London with Tommy Robinson…
The silent majority has had enough! pic.twitter.com/qfWRoYHESA
🚨 Le drapeau de la PALESTINE a été DÉCHIRÉ sur scène à Londres. pic.twitter.com/EtTQjvmRWI
— Frontières (@Frontieresmedia) September 13, 2025
🇵🇱 SEJA COMO A POLÔNIA!
— Democracia Viva🗯️ (@DemocraciaBR_Ja) September 13, 2025
Agora mesmo marcha em Londres, onde veremos a versão inglesa desta INCRÍVEL demonstração de Patriotismo!
Será tão pacífico, tão belo e tão poderoso!
E o Brasil continuará em berço esplêndido?
pic.twitter.com/SzGYY9WaTU
De tout cœur avec nos voisins patriotes anglais qui descendent aujourd’hui en masse dans les rues de Londres pour clamer leur amour pour leur pays ! 🇬🇧🏴✊🏻#UniteTheKingdom
— Bleu Blanc Rouge ! 🇫🇷 (@LBleuBlancRouge) September 13, 2025
pic.twitter.com/O91ij0WSOd







