“Não deixaremos de vingar o sangue de nossos mártires, especialmente os mártires de Minab“; disse, segundo o Theran Times: “O Irã espera compensação material pelos danos causados durante o conflito com EUA e Israel”, declarou o novo líder supremo, que manterá o Estreito de Ormuz fechado
Teerã (IR) · 12 de março de 2026
Mojtaba Khamenei, nomeado sucessor de Ali Khamenei após morte do pai em ataques conjuntos de Estados Unidos e Israel, emitiu sua primeira mensagem oficial com tom de confronto, segundo relatos de fontes alinhadas ao governo iraniano.
O pronunciamento reforça a continuidade da resistência e ameaça escalada no Oriente Médio, enquanto a operação Promessa Verdadeira 4 segue com ondas sucessivas de mísseis e drones contra alvos israelenses e norte-americanos.
Portais iranianos divulgaram trechos do que seria o primeiro discurso de Ayatollah Seyyed Mojtaba Khamenei como terceiro líder da Revolução Islâmica.
Nessa fala, ele afirmou que o Irã vingará o sangue dos mártires mortos no conflito e exigirá compensação material pelos danos causados durante a guerra.
“O Irã espera compensação material pelos danos causados durante o conflito com EUA e Israel”, declarou o novo líder supremo, segundo publicação exclusiva veiculada em canais pró-governo.
Segundo o Theran Times, em sua mensagem inaugural, o terceiro Líder da Revolução Islâmica dirigiu-se à nação com uma firme promessa: “Não deixaremos de vingar o sangue de nossos mártires, especialmente os mártires de Minab“.
O Líder elogiou as Forças Armadas Iranianas por defenderem com bravura a pátria e retaliarem contra os ataques inimigos. Ele ofereceu paciência às famílias daqueles que foram vítimas da agressão americana e israelense, assegurando à nação que o sangue de cada mártir iraniano será vingado.
Entre os principais pontos destacados: Teerã deve preservar a opção de fechar o Estreito de Ormuz como alavanca estratégica e, se necessário, abrir novas frentes de combate no Oriente Médio.
O líder também defendeu a amizade com vizinhos, mas manteve a ameaça de ataques a bases militares quando considerado inevitável, instando-os a fechar quanto antes as instalações dos Estados Unidos na região.Paralelamente, o Irã prossegue com a operação Promessa Verdadeira 4, que já alcançou sua 42ª onda de ataques.
O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) lançou mísseis dos tipos Emad, Ghadr, Khaibar Sheqan e Fatah, além de drones de ataque, contra posições em Tel Aviv e bases das forças armadas norte-americanas.
Relatos de fontes como Press TV e Al Jazeera indicam que as ondas recentes, incluindo a 40ª e 37ª, atingiram mais de 50 alvos em território israelense, com participação conjunta de forças libanesas aliadas.
Fontes oficiais iranianas confirmam a sucessão de Mojtaba Khamenei em 9 de março de 2026, após a morte de Ali Khamenei em 28 de fevereiro.
Apesar da ausência pública prolongada do novo líder – explicada por questões de segurança e ferimentos leves no início do conflito –, a mensagem reforça a linha dura contra Estados Unidos e Israel.
Protestos internos com gritos de “Morte a Mojtaba” foram registrados em Teerã, mas multidões pró-regime também se reuniram em apoio.

SIGA NAS REDES SOCIAIS

![]()
Compartilhe via botões abaixo:

