Segundo o estadista, os presidentes da França, da Turquia, da Comissão Europeia e o primeiro-ministro da Índia foram convidados para o encontro do G20, em novembro, no Rio de Janeiro
“Após a reunião da Cúpula ampliada do G7, me reuni com o presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan“.
“Vamos reforçando os laços do Brasil no mundo em direção ao G20, em novembro, no Rio de Janeiro“, completou o estadista, dando entender que convidou os líderes para a décima nona reunião do bloco, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Após a reunião da Cúpula ampliada do G7, me reuni com o presidente da França @EmmanuelMacron, o primeiro-ministro da Índia @narendramodi, a presidenta da Comissão Europeia @vonderleyen e o presidente da Turquia @RTErdogan. Vamos reforçando os laços do Brasil no mundo em direção… pic.twitter.com/6R3KzvUHuE
— Lula (@LulaOficial) June 14, 2024
Até agora, confirmaram presença Narendra, recém eleito para seu terceiro mandato na Índia, e Erdogan, que pediu ajuda a Lula para que a Turquia passe a integrar o BRICS – bloco formado por economias emergentes, mas, originalmente, o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul. Mais tarde, em 2023, passaram a fazer parte o Egito, a Etiópia, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Irã.
