Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Lula na Índia: as reuniões bilaterais com líderes mundiais na agitada cúpula de IA – o que acontece agora?

    Presidente brasileiro conclui agenda intensa em Nova Délhi com avanços em comércio, defesa e tecnologia, enquanto defende governança multilateral da IA em meio a tensões globais

    Clickable caption
    Lula e Modi
    Lula e Modi após uma foto em grupo durante o AI Impact Summit 2026 em Nova Delhi |19.2.2026| Foto: AFP via Bloomberg
    RESUMO
    URBS MAGNA - Progressistas por um BRASIL SOBERANO


    Nova Delhi (IN) · 20 de fevereiro de 2026

    Em um dia de intensa atividade diplomática, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva consolidou contatos estratégicos durante a IA Impact Summit 2026, em Nova Délhi, na Índia.

    Na quinta-feira (19/fev), o chefe de Estado brasileiro registrou quatro encontros bilaterais de alto nível, publicados em sequência em sua conta oficial no X, revelando prioridade em parcerias que vão do Global South à União Europeia e ao setor privado de tecnologia.

    O ponto alto da tarde foi o encontro com o presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake. “Mantive, nesta quinta-feira (19), encontro bilateral com o presidente do Sri Lanka, @anuradisanayake. Conversamos sobre os cenários econômicos de nossos países, e constatamos que o comércio bilateral de 188 milhões de dólares registrado em 2025 permanece em patamar inferior ao recorde de 210 milhões de dólares alcançado em 2016. Nossas equipes irão construir uma pauta abrangente de cooperação, incluindo os setores de turismo, agricultura e comércio. Convidei o presidente Anura Kumara Dissanayake a visitar o Brasil em data a ser futuramente acordada por nossos canais diplomáticos”, registrou Lula em publicação oficial.

    O diálogo, ocorrido às margens da cúpula, reforça o compromisso de elevar relações comerciais historicamente modestas, conforme confirmou o portal Newswire.

    Ainda na quinta-feira (19/fev), pouco antes, Lula reuniu-se com o presidente da França, Emmanuel Macron, também em Nova Délhi.

    Os dois trataram de cooperação em defesa, ciência, tecnologia e comércio — com intercâmbio bilateral recorde de 10,3 bilhões de dólares em 2025 —, além de esforços conjuntos contra narcotráfico, garimpo ilegal e crime transnacional na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.

    Macron aproveitou o momento para convidar formalmente Lula à cúpula do G7, marcada para junho em Evian, na França.

    O tema Mercosul-União Europeia não entrou na conversa, apesar de resistências francesas anteriores.

    Pela manhã, o presidente brasileiro havia se encontrado com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković. Ambos defenderam a ratificação célere do acordo Mercosul-União Europeia, considerado estratégico em tempos de protecionismo crescente.

    “Destacamos a importância da assinatura do Acordo MERCOSUL-União Europeia e nossa expectativa de que o instrumento possa entrar em vigor com a brevidade possível. Concordamos com a importância estratégica do Acordo no atual momento de recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial”, pontuou Lula em sua conta.

    O encontro incluiu ainda debates sobre paz, segurança e o alto custo global com armamentos, com ênfase no fortalecimento do multilateralismo e das Nações Unidas.

    O primeiro compromisso oficial do dia foi a conversa com Sundar Pichai, CEO do Google, solicitada pelo executivo durante a própria cúpula.

    Pichai ressaltou a relevância do Brasil para a empresa, os investimentos em curso e a abertura de um Centro de Engenharia em São Paulo.

    Lula apresentou a visão brasileira para inteligência artificial, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e a atração de datacenters, além de preocupações com riscos à indústria criativa e proteção de meninas e mulheres.

    O executivo sinalizou aprofundamento da parceria público-privada.

    Lula discursou ainda na plenária da IA Impact Summit, defendendo governança multilateral: “Quando poucos controlam os algoritmos, não é inovação, é dominação”.

    A visita de Estado à Índia prossegue até 21 de fevereiro, com bilateral prevista com o primeiro-ministro Narendra Modi.

    Nesta sexta-feira (20/fev), o Brasil promove o evento paralelo “IA para o Bem de Todos” e inaugura escritório da Apex-Brasil. Novas articulações devem surgir; detalhes em breve.

    Twitter Embed Customizado
    Retrato de Alexandr Wang discutindo o futuro da colaboração homem-IA, capturado por Ethan Pines para Forbes.



    SIGA NAS REDES SOCIAIS




    Compartilhe via botões abaixo:

    Comente com moderação

    🗣️💬

    Discover more from

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading