A ligação de Anne Hidalgo, prefeita de Paris, foi comunicada ao público pelo próprio Lula em seu perfil no microblog Twitter, na tarde desta quarta-feira (18)
Acabo de receber a ligação da prefeita de Paris @Anne_Hidalgo. Disse a ela que serei eternamente grato pelo importante gesto do povo parisiense em me conceder o título de cidadão, em um momento muito difícil da minha vida, escreveu lula em sua postagem na rede social.
Acabo de receber a ligação da prefeita de Paris @Anne_Hidalgo. Disse a ela que serei eternamente grato pelo importante gesto do povo parisiense em me conceder o título de cidadão, em um momento muito difícil da minha vida.
— Lula (@LulaOficial) December 18, 2019
Lula referia-se ao “momento difícil” em que passou 580 dias preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, berço da maior perseguição político-judicial (lawfare) da história do Brasil.
O título de Cidadão Honorário foi ofertada pela Prefeitura de Paris ao ex-presidente em outubro deste ano, duas semanas após Anne Hidalgo receber Dilma na capital da França.
A honraria é reservada a defensores dos direitos humanos, como o cacique Raoni que também já foi agraciado com o prêmio.
No mês passado, quando soube da libertação de Lula, a prefeita convidou-o para receber pessoalmente o título Citoyen d’Honneur (Cidadão de Honra), em postagem na sua conta no Twitter que, em tradução livre, dizia: “Feliz em saber que o antigo presidente do Brasil Luiz Inácio << Lula>> da Silva acaba de ser solto. Eu o aguardo para vir o mais rápido à Paris da qual é Cidadão de Honra. @LulaOficial #Brésil #LulaLivre”, Anne Hidalgo“. Veja abaixo:
Heureuse de savoir que l’ancien président du Brésil Luiz Inacio « Lula » da Silva vient d’être libéré. Je l’attends au plus vite à Paris dont il est Citoyen d’Honneur. @LulaOficial #Brésil #LulaLivre
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) November 8, 2019
Na ocasião, o senador Humberto Costa, líder do PT no senado respondeu a Prefeita de Paris com a mensagem postada abaixo, em francês, que em tradução livre quer dizer: “Obrigado @Anne_Hidalgo , prefeita de Paris! O Brasil está comemorando! e @LulaOficial estará em Paris o mais rápido possível para receber o título de Cidadão de Honra!“. Veja abaixo:
Merci @Anne_Hidalgo, maire de Paris ! Le Brésil est en fête! Et @LulaOficial sera à Paris au plus vite pour recevoir le titre de Citoyen d’Honneur! 🇧🇷❤️🇫🇷 https://t.co/AGRJJGQ9Hu
— Humberto Costa (@senadorhumberto) November 8, 2019
