Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Brasil vê oportunidade de ampliar exportações de petróleo para a Índia após tarifas de Trump

    Clickable caption
    O primeiro-ministro
    O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se abraçam durante cerimônia no Palácio da Alvorada | Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil


    Estratégia brasileira busca novos mercados e diversificação comercial frente às tensões com os EUA



    Brasília, 07 de agosto de 2025

    O Brasil está de olho em uma chance única para aumentar suas exportações de petróleo para a Índia, aproveitando as tensões comerciais criadas pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

    A Índia, que enfrenta uma sobretaxa de 50% sobre seus produtos nos EUA devido à compra de petróleo russo, importa cerca de 30% de sua demanda energética da Rússia, enquanto o Brasil contribui com apenas 1% desse mercado, segundo estimativas do governo brasileiro em 2024.

    Com a possibilidade de a Índia reduzir suas compras russas, o Brasil enxerga espaço para crescer, especialmente porque o petróleo já é o segundo item mais exportado para Nova Délhi, informa a CNN Brasil.

    O vice-presidente Geraldo Alckmin planeja discutir o tema em uma viagem oficial à capital indiana em outubro, buscando fortalecer laços comerciais.

    Além do petróleo, o Brasil quer diversificar suas exportações para a Índia, hoje concentradas em óleos vegetais, açúcares e petróleo bruto, que representam mais de 60% do total enviado.

    O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aposta na expansão do agronegócio e na melhoria do acordo comercial entre o Mercosul e a Índia, que atualmente cobre apenas 14% das exportações brasileiras.

    A estratégia inclui negociar a inclusão de novos produtos agrícolas e reduzir barreiras tarifárias, aproveitando o fato de a Índia ser o país mais populoso do mundo, com grande potencial de consumo devido à sua industrialização nas últimas décadas.

    As tarifas de Trump contra a Índia e o Brasil, que somam 75% em sobretaxas, foram motivadas por questões geopolíticas, incluindo a dependência indiana de petróleo russo e desavenças político-ideológicas com Lula.

    Nos EUA, Trump justificou a medida alegando que a Índia lucra com a revenda de petróleo russo, enquanto o Brasil enfrenta uma tarifa de 50% desde 1º de agosto, impactando setores como café, carne e aviação.

    Apesar disso, o Brasil busca diálogo diplomático para evitar escaladas, com o Ministério da Agricultura e a Apex Brasil trabalhando na abertura de novos mercados.

    A relação comercial com a Índia ganhou força após a visita do primeiro-ministro Narendra Modi a Brasília em julho, onde foram assinados acordos em segurança, energia e transformação digital.

    Com essa ofensiva comercial, o Brasil pretende não só compensar perdas nos EUA, mas também consolidar a Índia como parceiro estratégico.

    A expectativa é que, ao lado de países do Oriente Médio, o Brasil ocupe parte do espaço deixado pela Rússia no mercado indiano de petróleo, além de diversificar sua pauta exportadora.

    O sucesso dessa estratégia dependerá de negociações ágeis e da capacidade de Alckmin e sua equipe em apresentar o Brasil como uma alternativa confiável no cenário global, enquanto Trump segue pressionando com sua política protecionista. f



    SIGA NAS REDES SOCIAIS




    Compartilhe via botões abaixo:

    1 comentário em “Brasil vê oportunidade de ampliar exportações de petróleo para a Índia após tarifas de Trump”

    Os comentários estão fechados.

    🗣️💬

    Discover more from

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading