XP/Ipespe: Confiança dos brasileiros nas Forças Armadas e em Bolsonaro tem pior patamar

12/06/2021 0 Por Redação Urbs Magna
XP/Ipespe: Confiança dos brasileiros nas Forças Armadas e em Bolsonaro tem pior patamar

Em 2018, antes de assumir como presidente, o apoio às instituições nacionais de defesa era de 70%, mas nesta sexta-feira (11) o percentual apresentado pelo instituto foi de 58%. Ao mesmo tempo, as pesquisas apontaram que o Presidente

Despenca a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas e em Bolsonaro, diz pesquisa do XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (11) . Desde dezembro de 2018, antes de assumir a Presidência da República, 70% dos brasileiros afirmavam que confiavam nas instituições nacionais de defesa do Brasil, mas agora, conforme divulgado nesta sexta-feira (11) o percentual baixou para 58%. Já os que não confiam nas F.A. saltaram, desde o ano da eleição de Bolsonaro, de 24% para 36%. Além disso, a atual administração do Planalto é “ruim” ou “péssima” para 50%, o que representa a mesma marca de maio de 2020 – a pior desde o início da gestão.

Bolsonaro voltou a experimentar a piora em seus índices de popularidade neste mês de junho, apesar de uma melhor percepção do eleitorado sobre os rumos da economia e a dinâmica da pandemia de Covid-19 no país.

A percepção negativa em relação ao governo federal vem em tendência de alta desde outubro do ano passado, quando somava 31%. O grupo saltou 19 pontos percentuais em um intervalo de oito meses.

Já as avaliações positivas, que no mês passado haviam apontado para o estancamento de uma sequência de baixas relevantes, oscilaram negativamente 3 pontos percentuais ‒ próximo do limite da margem de erro da pesquisa, de 3,2 p.p. para cima ou para baixo.

O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de junho, diz o InfoMoney, em 1.000 entrevistas telefônicas, conduzidas por operadores, com eleitores de todas as regiões do país, com uma amostra estatística que respeita as proporções do eleitorado brasileiro.


Siga no Telegram

Comente