Vídeo: Como Bolsonaro, Ciro tentou negar surto de cólera no Ceará temendo ‘quebrar’
25/03/2020Circula nas redes sociais um vídeo de Ciro Gomes sendo entrevistado por jornalista que menciona surto de cólera no Ceará acusando o político de tentar negar a doença e de acusar a imprensa de amplificar o assunto, tal qual Bolsonaro tem feito sobre o Coronavírus. Não ficou só na acusação do jornalista; Ciro Gomes admitiu que escondeu a epidemia.
Jair Bolsonaro / Ciro Gomes – fotomontagem equipe Et Urbs Magna

“Uma pequena lembrança do nosso passado! Ciro Gomes confessou em entrevista ter escondido a epidemia de cólera do Ceará. Confessou um crime humanitário. Vigiem seus políticos “, diz a mensagem que acompanha as imagens postadas no perfil a seguir com a entrevista de Ciro Gomes.
ASSISTA:
Leia mais sobre este assunto nesta reportagem da Folha de São Paulo, veiculada em 24 de agosto de 2002, sob o título “Ciro discutiu com médicos ao governar CE“, quando o Ceará teve, em sua gestão, a maior greve de médicos da história do Estado.
“Foram 67 dias de paralisação, entre janeiro e março de 92, em que apenas os casos de emergência eram atendidos pelos médicos nos hospitais estaduais. A relação entre o então governador e os grevistas foi muito tensa, com ameaças mútuas de demissões gerais.“, diz a reportagem da Folha.
“Em 1993, uma epidemia de cólera castigou os cearences por dois anos seguidos, quando o Estado do Ceará foi líder de casos da doença no país: em 93, foram 22.738 casos, com 187 mortes; em 94, o número baixou para 19.997 casos da doença e 159 mortes. Em 94, último ano do governo Ciro, o problema foi a dengue. O Ceará, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, também foi campeão de casos, com 47.889 casos só naquele ano, o equivalente a 84% dos casos notificados no país.”