“Tudo o que Trump fez terá se acabado quando o sol nascer na segunda”, diz ex-assessor
23/01/2021Biden já deu cerca de 30 ordens executivas, em meio a revogações de decretos de Trump, nas primeiras 48 horas do novo governo | O democrata trabalha para apagar o legado de seu antecessor ainda sem conseguir dar início à era bidenista

Decretos do ex-presidente Donald Trump, com temas como políticas de imigração, desregulamentação, assuntos de veteranos e impostos, vão sendo desfeitos pelo atual líder da Casa Branca, Joe Biden, que já despachou aproximadamente 30 ordens executivas no intervalo de 48 horas.
Desse total, 14 referem-se a seu antecessor e o restante visa a implementação de medidas emergenciais destinadas a lidar com a pandemia e a crise econômica.
“No ritmo que Biden está, tudo o que Trump fez terá se acabado quando o sol nascer na segunda-feira”, afirmou um ex-assessor do ex-presidente, de acordo com informações no New York Times.
Horas depois de sua posse, na quarta-feira (20), o presidente americano deu 17 ordens executivas, emitiu memorandos e proclamações agindo rapidamente para desfazer as políticas da administração anterior que assessores dizem ter causado o “maior dano” à nação americana.
As primeiras ações de Biden visam derrubar a resposta do ex-presidente à pandemia de coronavírus bem como reverter sua agenda ambiental, derrubar suas políticas anti-imigração, reforçar a recuperação econômica e restaurar esforços federais para promover a diversidade.
A lista das ações de Joe Biden inclui, também:
- restauração do compromisso com o financiamento da OMS (Organização Mundial da Saúde);
- volta dos EUA aos acordos climáticos de Paris;
- reversão da proibição de Trump quanto à imigração de várias nações predominantemente muçulmanas;
- interrupção da fiscalização da imigração no interior do país;
- suspensão da construção do muro da fronteira com o México;
- proteção a trabalhadores LGBTQ prejudicados por aliados de seu antecessor;
- interrupção as obras do Keystone XL (oleoduto levaria petróleo do Canadá até o Texas, cruzando todo o território de norte a sul);
- reimposição da proibição de perfuração no refúgio de vida selvagem do Ártico
- imposição de novas regras de ética descartando o relatório da “Comissão de 1776”.