STF segue desmentindo Bolsonaro. Corte mostra a 9ª Fake News de 2021 desta vez sobre Barroso “defender pedofilia”

Na série #VerdadesdoSTF, ministros frequentemente têm que desmascarar o presidente do Brasil por trás de sua peculiar propagação de mentiras entre seus seguidores

O STF (Supremo Tribunal Federal) segue tendo que desmentir Bolsonaro. Já é a nona vez no ano de 2021 que a Suprema Corte precisa desmascarar o presidente do Brasil por trás de sua peculiar mania de propagar Fake News entre seus seguidores. Desta vez, “é falso” o que ele diz sobre Luís Roberto Barroso – presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), acusando-o de defender a redução de maioridade para estupro de vulnerável – o que para Bolsonaro beiraria a defesa da pedofilia. No site do STF, compartilhado no perfil oficial do Twitter, é esclarecido que o ministro fez exatamente o oposto: votou pela continuidade da ação penal contra um jovem de 18 anos que manteve relações com uma menina de 13.

A acusação de Bolsonaro foi feita diante de seus apoiadores, em evento realizado ontem (10), em Porto Alegre, quando o presidente da República afirmou de modo equivocado que Barroso “defende a redução da maioridade para estupro de vulnerável”.

O STF detalha que, durante julgamento do habeas corpus 122.945, em março de 2017, Barroso abriu divergência e esteve na corrente vencedora que manteve a ação penal por estupro de vulnerável contra o réu de 18 anos. Foi ele o redator do acórdão para o prosseguimento do processo.

Em seu voto, o ministro considerou que, embora os autos trouxessem elementos de consentimento da suposta vítima, o fato de ela ser menor de 14 anos justificava a continuidade do processo, em nome da proteção da infância e da adolescência.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância da checagem das informações, a fim de evitar a propagação de fake news, o Supremo Tribunal Federal lançou a série #VerdadesdoSTF, na qual informações falsas ou deturpadas atribuídas à Corte e aos seus ministros são objeto de checagem e correção. (Com informações da Comunicação do STF).

A série conta com 9 mentiras que já foram desmentidas. Confira todas elas no próprio site do STF:

*Lista atualizada em 10/7/2021.


Siga no Telegram

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading