Sonda chinesa pousa “suavemente” em Marte neste sábado e Xi Jinping comemora

15/05/2021 0 Por Redação Urbs Magna
Foto: China Academy of Space Technology (CAST) – desenvolvedor do Tianwen-1

A China conquistou um novo marco importante, neste sábado (15), ao colocar uma sonda interplanetária, Tianwen-1, pela primeira vez no planeta Marte, se tornando a terceira nação a realizar a façanha depois da Rússia e dos EUA. De acordo com a China National Space Administration (CNSA), a nave espacial não tripulada “aterrisou suavemente no local planejado, na parte sul de uma vasta planície conhecida como Utopia Planitia” – maior bacia conhecida do planeta, com diâmetro aproximado em 3300 km, onde também pousou, em 1976, a sonda Viking 2, do programa espacial da NASA.

O presidente Xi Jinping enviou uma carta à agência espacial chinesa CNSA parabenizando todos os envolvidos para o sucesso da primeira etapa da missão, disse o Global Times. A missão tem a cooperação de outras organizações aeroespaciais internacionais e países, incluindo a Agência Espacial Europeia, a Argentina, a França e a Áustria. 

Este sucesso marca um grande passo à frente na exploração interplanetária do país, alcançando um salto do sistema Terra-lua para o interplanetário. Deixar a pegada do povo chinês em Marte pela primeira vez é outro marco no desenvolvimento da indústria espacial do país”, afirmou Jinping.

O pouso da Tianwen-1 ocorreu após 295 dias da data de lançamento em seu primeiro estágio, ocorrido no espaçoporto chinês em Wenchang, na província de Hainan, sul da China, em 23 de julho de 2020. 

O rover Zhurong Mars, homenagem a um antigo deus do fogo da mitologia chinesa, será implantado no local com previsão para percorrer o planeta durante pelo menos 3 meses marcianos, o que representam aproximadamente 92 dias terrestres.

O Zhurong carrega 1 par de câmeras de navegação e de terreno, 1 câmera multiespectral, 1 detector de composição de superfície, 1 radar de penetração, 1 magnetômetro montado em um mastro e 1 estação climática. O equipamento irá estudar a topografia, geologia , estrutura do solo, minerais e tipos de rochas e atmosfera de Marte. 


Siga no Telegram

Comente