Sob Bolsonaro, garimpeiros invadem área em RR, escravizam indígenas e roubam gado

28/02/2020 1 Por Redação Urbs Magna

Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) está enfrentando invasores que implantaram um garimpo ilegal de larga escala, devido à expectativa gerada por Bolsonaro que propôs, em abril de 2019, a legalização da atividade e cujo projeto de lei foi encaminhado ao Congresso pelo próprio presidente no início de fevereiro de 2020, mostra a Folha de São Paulo.

Centenas de garimpeiros buscam o ouro farto do subsolo da terra que abriga cerca de 25 mil indígenas, no município de Normandia, na fronteira com a Guiana.

A minha comunidade vem sofrendo a poluição de igarapés e lagos e está dividida. Já vemos intriga na comunidade por causa desse garimpo, mesmo sabendo que isso não vai trazer o bem”, afirma Matias Silva de Souza, liderança da comunidade.

Matias diz que no local está entrando prostituição, cachaça, drogas e que começou a ocorrer roubo de gado, além de indígenas estarem sendo escravizados.

*com informações da Folha de São Paulo

Telegram: Acesse e SIGA NOSSO CANAL

Comente com o Face ou utilize a outra seção abaixo. Os comentários são de responsabilidade do autor e não têm vínculo com a publicação. Mantenha um bom nível de discussão, do contrário reservamo-nos o direito de banir seus perfis.