A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, seu preferido para herdar seu posto, o líder de centro-direita do CDU/CSU, Armin Laschet, e seu rival em igual condição na apuração de votos até agora, Olaf Scholz, do SPD (Partido Social-Democrata) | Sobreposição de imagens
PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
De acordo com o jornalista, o líder de centro-direita do CDU/CSU, Armin Laschet, (centro da imagem), aliado da chanceler da Alemanha, já estaria desapontado com o resultados parciais
De acordo com um correspondente do jornal inglês The Guardian, o jornalista Philip Oltermann, a noite de apuração que definirá o substituto da atual chanceler da Alemanha, Angela Merkel, será “longa”. Segundo ele, seu preferido, o líder de centro-direita do CDU/CSU, Armin Laschet, que aparece no centro da imagem principal, já estaria desapontado com o resultados parciais da contagem de votos.
“Laschet falando agora. ‘Sabíamos que seria uma eleição aberta e apertada. Com não posso estar feliz com o resultado, mas esta será uma longa noite. Faremos de tudo para formar um governo liderado pela CDU’“, escreveu Oltermann em mensagem no Twitter:
Laschet speaking now. “We knew this would be an open and tight election. With can’t be happy with the result, but this will be a long evening. We will do everything to form a government led by the CDU” pic.twitter.com/iU8D3DEFUx
— Philip Oltermann (@philipoltermann) September 26, 2021
De acordo com o jornal, o partido que domina a política alemã desde a segunda guerra mundial, nunca ganhando menos de 30% dos votos nas eleições federais, ainda tem chance de formar uma coalizão com maioria no parlamento.
Até o momento desta postagem, Armin Laschet estava atrás de Olaf Scholz, do SPD (Partido Social-Democrata), com 24,7% dos votos contra 24,9% de seu principal adversário para a sucessão da chancelaria.
Annalena Baerbock, do GRÜNE – Partido Verde alemão, aparece com 14,6% dos votos aputados e Christian Lindner, do FDP, está em último, com 11,7%.
De acordo com Breno Altman, jornalista e fundador do Opera Mundi, “o SPD alemão não é de esquerda ou centro-esquerda há muitos anos. Trata-se apenas de um partido social-liberal, que integra o governo de Angela Merkel e continuará em coalizão com a direita. A centro-esquerda são os Verdes. Die Link é a esquerda. AfD, a ultra-direita“.