PF realiza operação na Infraero após denúncia de corrupção

21/10/2020 0 Por Redação Urbs Magna

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira operação que visa a obter mais elementos sobre um esquema de corrupção investigado na Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Nesta operação, denominada Índia, estão sendo cumpridos dezenove mandados de busca e apreensão em cinco estados — SP, RJ, BA, PR e RN — e no Distrito Federal, mobilizando, aproximadamente, noventa policiais federais, diz publicação no Globo.

Segundo as investigações, as condutas suspeitas, praticadas por empregados da Infraero e por empresários dos ramos de turismo e de alimentação, entre os anos 2016 e 2018, consistiam em fraudar licitações das áreas “lounge” e quiosques de alimentação nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Com o esquema, acabavam subavaliando essas áreas e desqualificando dos certames empresas que não estivessem associadas ao grupo. Assim,  permitia-se a contratação de propostas menos vantajosas para a Infraero em fraudes estimadas em cerca de R$ 10 milhões.

A investigação foi iniciada após denúncias feitas pelo Ministério da Infraestrutura, após procedimento apuratório interno da própria Infraero.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção, violação de sigilo funcional e crimes licitatórios.

Comente com o Face ou utilize a outra seção abaixo. Os comentários são de responsabilidade do autor e não têm vínculo com a publicação. Mantenha um bom nível de discussão, do contrário reservamo-nos o direito de banir seus perfis.