‘Pátria Queimada Brasil’: a estátua de ‘BolsoNero do Pantanal’ – por Greenpeace

ONG ambiental cobra o Governo Federal e oficializa as imagens da ‘homenagem’ que já havia circulado nas redes sociais no dia anterior

Como Presidente da República, Bolsonaro pode e deve agir para combater as graves crises ambientais e de saúde que assolam o país. Tal qual Nero e sua harpa na Roma incendiada, a melodia desvairada de desmandos e desmontes do governo Bolsonaro simboliza o projeto de destruição que atiça o fogo nos principais biomas naturais brasileiros”, dizem duas mensagens que acompanham fotografias postadas na página oficial da Organização Não Governamental (©Greenpeace)

Não podemos assistir calados ao nosso país virar cinzas. As atitudes e palavras do governo Bolsonaro são o combustível do fogo que queima o Pantanal, a Amazônia, o Cerrado e ameaçam nossa biodiversidade, nossa economia e nosso futuro”, diz em sua mensagem do Twitter postada na noite desta sexta (10).

Após erguer estátua de “Bolsonero” em área devastada no Pantanal, ativistas do Greenpeace escrevem mensagem “Pátria Queimada Brasil” para revelar o absoluto descaso do governo federal com a proteção do patrimônio ambiental do país“, diz a página oficial.

Segundo o texto da matéria, ativistas do Greenpeace Brasil estiveram em uma enorme área devastada pelas queimadas no Pantanal para protestar contra uma das piores crises ambientais da história do país, resultado de uma mistura explosiva de secas severas e absoluto descaso do poder público com a proteção do patrimônio ambiental dos brasileiros.

A mensagem, uma clara referência ao slogan do governo federal, complementa a estátua de “Bolsonero”, que “surgiu” no Pantanal e começou a circular nas redes sociais um dia antes. 

“Com essas ações não queremos chamar atenção apenas para a destruição sem precedentes do patrimônio ambiental dos brasileiros, mas apontar as causas e seus responsáveis. O Brasil está literalmente em chamas graças à política incendiária do atual governo que, em vez de apresentar ações coordenadas e efetivas de proteção ao meio ambiente e à vida das pessoas, segue tocando a melodia desvairada do seu projeto de destruição, ameaçando e queimando a biodiversidade brasileira e fragilizando a já combalida economia do país”, afirma Tica Minami, diretora de programas do Greenpeace Brasil.  

“Ao desdenhar o meio ambiente, é como se o governo Bolsonaro queimasse uma marca extremamente valiosa chamada Brasil – investidores, empresários, banqueiros, chefes de Estado e entidades nacionais e estrangeiras já advertiram que devem retirar investimentos do país por não quererem estar associados a prática de crimes ambientais”.

Em seguida, o site da ONG explica que no Pantanal, maior planície interior inundável do mundo, o fogo já atingiu 26% do bioma. (O link direciona para uma pesquisa do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob o título “ÁREA QUEIMADA PANTANAL 2020, 06 DE OUTUBRO DE 2020, NOTA TÉCNICA 12/2020“.

2020 foi ano em que o bioma mais queimou desde que os focos de calor começaram a ser monitorados, em 1998

De acordo com o Greenpeace, o fogo afetou uma área maior que o estado de Alagoas. No Cerrado, a savana mais biodiversa do mundo, até o momento já foram registrados mais de 54 mil focos de calor este ano e, na Amazônia, bioma que forma os rios voadores, o mês de setembro registrou um aumento de 60,6% nos focos de calor em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do negacionismo do governo, imagens de satélite comprovam que mais da metade dos focos de incêndio na Amazônia ocorrem em terrenos de desmate recente ou áreas de floresta, não em áreas que já eram usadas pela agropecuária.

O governo federal precisa reconhecer a gravidade da crise ambiental e climática em vez de fechar os olhos para os problemas e usar dados falsos para confundir a população. Leia mais na página da ONG.

“Quem ama o Brasil, cuida. É por amor ao país que ONGs, indígenas, voluntários, banqueiros e empresários estão se organizando para proteger o maior patrimônio dos brasileiros: nossas riquezas naturais”, diz Tica. 

Comente

1 comentário em “‘Pátria Queimada Brasil’: a estátua de ‘BolsoNero do Pantanal’ – por Greenpeace”

  1. Reinaldo Gonçalves da Cruz

    Bolsonaro não destrói só biodiversidade, fauna e flora está transformando em cinzas, vai acabar também com a pobreza, matando os pobres de fome

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading