Participação de regimento russo de ‘Pedro, O Grande’ em desfile da Independência do México causa polêmica

Evento ocorreu no Zócalo e contou com a participação de várias delegações estrangeiras, além do histórico regimento que desempenhou papéis significativos em várias guerras históricas, como a Grande Guerra do Norte

O Governo do México convidou soldados do regimento russo para o desfile de 16 de setembro, quando foi comemorado o 213º aniversário da independência da república constitucional federal dos Estados Unidos Mexicanos, o que causou uma grande polêmica devido à guerra entre os países da Ucrânia e da Rússia.


Receba no

Receba no

O evento ocorreu no Zócalo – a Praça da Constituição, localizada na Cidade do México, que também abriga o Palácio Nacional, sede do Poder Executivo federal do México e a residência oficial do atual Presidente do país, Andrés Manuel López Obrador.

O desfile contou com a participação e exibição de várias delegações estrangeiras, além do histórico regimento russo, que desempenhou papéis significativos em várias guerras históricas, como a do Guerra do Norte.

A Embaixada da Rússia no México destacou em suas redes sociais a participação:

Soldados do 154º Regimento Preobrazhenskiy participaram de um desfile cívico militar por ocasião do Dia da Independência do México. O Regimento Preobrazhenskiy é uma das formações mais famosas do exército russo. Foi criado em 1691 sob o reinado de Pedro, o Grande. É uma honra participar de um evento tão importante para o povo mexicano. Viva a amizade entre o México e a Rússia! Viva México!”, escreveu na mensagem.

Por conta da participação russa na comemoração da Independência do México, a senadora da república e candidata presidencial da oposição, Xochitl Galvez (Partido de Ação Nacional), disse:

Sonho que na parada da independência de 2025 haverá um contingente da Ucrânia e não da Rússia ou da Nicarágua. Os contingentes estrangeiros devem ser uma companhia digna para as nossas forças armadas“.

Ela completou dizendo que o presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO) “não convidou representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, mas convidou militares de governos autoritários. Ele já deixou claro que os seus amigos são os ditadores, não os democratas”.

A senadora Lilly Tellez (Partido de Ação Nacional) apresentou um pedido de desculpas aos cidadãos da Ucrânia e ao seu presidente Volodymyr Zelensky pelo convite.

Como senadora da República, peço desculpas aos cidadãos da Ucrânia e ao Presidente @ZelenskyyUa pelo convite que fez @lopezobrador_ à Rússia, para que os seus militares pisassem no México. Nós, mexicanos, desaprovamos a ditadura assassina de Putin e apoiamos a Ucrânia”, afirmou em sua conta no ‘X‘.

Por sua vez, a embaixadora ucraniana no México, Oksana Dramaretska, criticou abertamente a postura de neutralidade de AMLO:

Desfile Cívico-Militar no CDMX, manchado pela participação de um regimento russo: suas botas e mãos de criminosos de guerra estão manchadas de sangue. Quão coerente é, Senhor @lopezobrador_, a sua política de neutralidade e a sua condenação da agressão russa contra meu país“.


Receba no

Receba no

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.