Evento ocorreu no Zócalo e contou com a participação de várias delegações estrangeiras, além do histórico regimento que desempenhou papéis significativos em várias guerras históricas, como a Grande Guerra do Norte
O Governo do México convidou soldados do regimento russo para o desfile de 16 de setembro, quando foi comemorado o 213º aniversário da independência da república constitucional federal dos Estados Unidos Mexicanos, o que causou uma grande polêmica devido à guerra entre os países da Ucrânia e da Rússia.
O evento ocorreu no Zócalo – a Praça da Constituição, localizada na Cidade do México, que também abriga o Palácio Nacional, sede do Poder Executivo federal do México e a residência oficial do atual Presidente do país, Andrés Manuel López Obrador.
O desfile contou com a participação e exibição de várias delegações estrangeiras, além do histórico regimento russo, que desempenhou papéis significativos em várias guerras históricas, como a do Guerra do Norte.
A Embaixada da Rússia no México destacou em suas redes sociais a participação:
“Soldados do 154º Regimento Preobrazhenskiy participaram de um desfile cívico militar por ocasião do Dia da Independência do México. O Regimento Preobrazhenskiy é uma das formações mais famosas do exército russo. Foi criado em 1691 sob o reinado de Pedro, o Grande. É uma honra participar de um evento tão importante para o povo mexicano. Viva a amizade entre o México e a Rússia! Viva México!”, escreveu na mensagem.
🇷🇺🇲🇽Soldados del 154º Regimiento Preobrazhenskiy participaron en un desfile cívico militar con motivo del Día de la Independencia de México.
— Embajada de Rusia en México (@EmbRusiaMexico) September 16, 2023
El Regimiento Preobrazhenskiy es una de las formaciones más famosas del ejército ruso. Fue creado en 1691 bajo el reinado de Pedro el… pic.twitter.com/PNhT1GKJ8M
Por conta da participação russa na comemoração da Independência do México, a senadora da república e candidata presidencial da oposição, Xochitl Galvez (Partido de Ação Nacional), disse:
“Sonho que na parada da independência de 2025 haverá um contingente da Ucrânia e não da Rússia ou da Nicarágua. Os contingentes estrangeiros devem ser uma companhia digna para as nossas forças armadas“.
Ela completou dizendo que o presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO) “não convidou representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, mas convidou militares de governos autoritários. Ele já deixou claro que os seus amigos são os ditadores, não os democratas”.
Sueño que en el desfile de la independencia del 2025 esté un contingente de Ucrania y no uno de Rusia ni de Nicaragua.
— Xóchitl Gálvez Ruiz (@XochitlGalvez) September 17, 2023
Los contingentes extranjeros deben ser digna compañía de nuestras fuerzas armadas. https://t.co/xdXl2j93lF
No invitó a los representantes de los Poderes Legislativo y Judicial, pero sí a militares de gobiernos autoritarios.
— Xóchitl Gálvez Ruiz (@XochitlGalvez) September 17, 2023
Ya dejó claro que sus amigos son los dictadores, no los demócratas.#VergüenzaMundial
A senadora Lilly Tellez (Partido de Ação Nacional) apresentou um pedido de desculpas aos cidadãos da Ucrânia e ao seu presidente Volodymyr Zelensky pelo convite.
“Como senadora da República, peço desculpas aos cidadãos da Ucrânia e ao Presidente @ZelenskyyUa pelo convite que fez @lopezobrador_ à Rússia, para que os seus militares pisassem no México. Nós, mexicanos, desaprovamos a ditadura assassina de Putin e apoiamos a Ucrânia”, afirmou em sua conta no ‘X‘.
Como senadora de la República, ofrezco una disculpa a los ciudadanos de Ucrania y al Presidente @ZelenskyyUa por la invitación que hizo @lopezobrador_ a Rusia, para que sus militares pisen México.
— Lilly Téllez (@LillyTellez) September 16, 2023
Los mexicanos reprobamos la dictadura asesina de Putin y apoyamos a Ucrania 🇺🇦 pic.twitter.com/G34yjRrl6v
Por sua vez, a embaixadora ucraniana no México, Oksana Dramaretska, criticou abertamente a postura de neutralidade de AMLO:
“Desfile Cívico-Militar no CDMX, manchado pela participação de um regimento russo: suas botas e mãos de criminosos de guerra estão manchadas de sangue. Quão coerente é, Senhor @lopezobrador_, a sua política de neutralidade e a sua condenação da agressão russa contra meu país“.
⁉️ El Desfile Cívico Militar en CDMX, mancillado por la participación de un regimiento ruso: sus botas y manos de criminales de guerra están manchadas de sangre 🇺🇦
— Oksana Dramaretska (@OkDramaretska) September 16, 2023
¿Cómo de coherente es, Sr. @lopezobrador_, su política de neutralidad y su condena de la agresión🇷🇺 contra mi país? https://t.co/X9ic5lbgc7
Desfile cívico militar: 213 años del Grito de Independencia de México https://t.co/GGjnms9yD7
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) September 16, 2023