Marco temporal é aprovado, em derrota para o governo Lula: “Bolsonaristas fazem estrago na Câmara”, diz Gleisi

“…um genocídio legislado porque afeta diretamente povos indígenas isolados, autorizando o acesso deliberado em territórios onde vivem povos que ainda não tiveram nenhum contato com a sociedade”, disse em nota o Ministério dos Povos Indígenas

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do marco temporal para a demarcação de terras indígenas, por 283 votos a favor, 155 contra e uma abstenção. A proposta que limita a demarcação de terras indígenas e enfraquece direitos indígenas seguirá para análise do Senado.

No ‘Twitter, a deputada federal pelo Paraná e Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, afirmou que bolsonaristas fazem estrago na Câmara:

É muita vergonha ver a Câmara aprovar o PL do marco temporal diante da emergência climática e do compromisso feito por Lula com os povos indígenas. Brasil está indo na contramão das nações mais modernas. Torço para que o Senado pare esse absurdo porque aqui na Câmara o bolsonarismo faz o estrago“.

A aprovação é uma vitória da bancada ruralista sobre a agenda ambiental defendida pelo governo Lula (PT). Eleito com a promessa de fazer demarcações, o petista criou o Ministério dos Povos Indígenas. As ações do governo, no entanto, não se refletiram no Congresso, com a falta de articulação política, os governistas não conseguiram impedir a derrota na votação.

Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas afirmou que “o PL 490 representa um genocídio legislado porque afeta diretamente povos indígenas isolados, autorizando o acesso deliberado em territórios onde vivem povos que ainda não tiveram nenhum contato com a sociedade, nem mesmo com outros povos indígenas, cabendo ao Estado brasileiro atuar também pela proteção dos territórios onde vivem estes povos“.

Antes da votação que derrotou os indígenas, uma manifestação sobre a pretensão de “matar a mulher mais velha da humanidade que é a terra“, mas não adiantou:

Comente

1 comentário em “Marco temporal é aprovado, em derrota para o governo Lula: “Bolsonaristas fazem estrago na Câmara”, diz Gleisi”

  1. José Paulo Ximenes da Silva

    Bom dia.
    Acionar STF contra o genocídio dos povos. Inconstitucionalidade do PL aprovado na Câmara tem de ser ressaltada.
    Crime continuado dos legisladores!!!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.