Lula vai propor criação do “Clube da Paz” ao presidente do país da guerra

Presidente do Brasil terá reunião bilateral na sexta-feira (10/2) com o Presidente dos Estados UnidosJoe Biden, e uma das pautas será a proposta de criação de um organismo multilateral para negociar o fim da Guerra na Ucrânia.

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, têm encontro marcado para reunião bilateral na próxima sexta-feira (10/2), na Casa Branca, em Washington, quando proporá a criação de um organismo multilateral para negociar o fim da Guerra na Ucrânia.

O tema foi discutido com o chanceler alemão Olaf Scholz, na semana passada, durante encontro com o chefe do Executivo brasileiro, quando este batizou a entidade a ser criada de “Clube da Paz“.

Não só as potências globais participarão, mas também países de diversos continentes que se disponham a tratar do conflito ucraniano, informa o g1 em texto que também aponta para outro tema prioritário do encontro com o americano: a defesa da democracia frente a movimentos de extrema-direita.

Discussão sobre as mudanças climáticas e investimentos americanos no Brasil também estão na pauta, cujos temas foram alinhados num encontro nesta sexta-feira (3/2) de Lula com a embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.

Está previsto também um encontro com representantes dos democratas norte-americanos, como o senador Bernie Sanders e a deputada Alexandria Ocasio-Cortez.

Lula poderá estender a viagem por mais um dia para atender a pedidos de encontro com entidades e sindicatos dos EUA. O Presidente do Brasil concederá entrevista exclusiva a uma mídia.

A comitiva presidencial terá os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), além do assessor especial da Presidência, o ex-chanceller Celso Amorim, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que vai embarcar antes.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.