Lula parabeniza Barroso pela Presidência do STF, Bethânia canta o Hino Nacional e Gilmar faz as pazes (vídeos)

O ministro assumiu a direção da Corte máxima de Justiça do Brasil na noite desta quinta-feira (28/9): A cantora, ídolo do ministro, não cobrou cachê. Decano foi abraçado pelo novo Presidente do Supremo – Veja os bastidores da cerimônia – ASSISTA

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou o novo Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barroso, que assumiu, na noite desta quinta-feira (28/9), a Presidência da Corte máxima de Justiça brasileira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

✅ RECEBER NOTÍCIAS no
SEGUIR CANAL

Em sua conta oficial na rede social ‘X‘, o estadista postou um vídeo de 1 segundo apenas, mas onde é possível assistir o cumprimento do chefe do Executivo e o aperto de mão caloroso de ambos, enquanto posavam para registro oficial do encontro na cerimônia.

Desejo uma excelente presidência ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso”, escreveu o fundador de seu próprio partido, o PT, na plataforma social.

Na noite de posse, a consagrada cantora, compositora e poetisa Maria Bethânia estava acomodada em um lugar privilegiado, na primeira fila, ao lado de Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio de Almeida (Direitos Humanos) e Camilo Santana (Educação).

A artista interpretou o Hino Nacional Brasileiro acompanhada pelo violonista João Camarero.

Após a interpretação, Bethânia foi abraçada e beijada pelo novo Presidente do STF, que por ser seu admirador, esteve previamente com a cantora baiana, quando a convidou para a cerimônia.

Muito lindo!“, disse Luis Roberto Barroso à Maria Bethânia, que não cobrou cachê.

Por recomendação médica, Lula estava usando máscara para se proteger, em ambientes públicos e reuniões desde o início da semana, para evitar intercorrências que motivem o adiamento da cirurgia que fará no quadril, nesta sexta-feira (29/9).

Durante o discurso de posse, Barroso agradeceu à ex-presidente Dilma Rousseff, a quem se referiu como “Presidente”, que o indicou para uma cadeira no Supremo:

Minha gratidão vai também para a presidente Dilma Rousseff, que me indicou para o cargo da forma mais republicana que um presidente pode agir: não pediu, não insinuou, não cobrou”, disse Luis Roberto Barroso.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), disse ser admirador de Barroso, revelando que sempre dialogou fraternamente com o ministro, há muito tempo:

Tenho admiração e diálogos fraternos com o ministro Luís Roberto Barroso, há algumas décadas. Fiquei feliz com a posse dele na presidência do STF, instituição essencial para a República e para a Democracia. Acredito que ele fará um grande trabalho na Chefia do Poder Judiciário“, escreveu o maranhense.

Dino tem seu nome cogitado para a vaga da ministra e ex-presidente do Supremo Rosa Weber, que deixará a Corte em decorrência de sua aposentadoria compulsória, por atingir a idade de 75 anos, que completará no próximo dia 2 de outubro.

Weber nasceu em 1948 e está no STF também por indicação, em 8 de novembro de 2011, da então presidente Dilma Rousseff. A ministra assumiu a vaga deixada pela aposentadoria da então ministra Ellen Gracie Northfleet.

O ministro decano da Corte, Gilmar Mendes, fez um discurso na posse de seu colega, Barroso. Ambos eram desafetos mútuos até pouco tempo. No ‘X‘, a apresentadora da ‘GloboNews‘, Daniela Lima, disse que o “Brasil prova que nada é estanque no tempo“, pois a relação “Barroso x Gilmar” foi “um dos maiores embates da história do Supremo“, mas “a união se deu quando quem foi atacado foi o Supremo“.

Gilmar disse que a posse de Barroso se deu devido a uma “carreira de excelência“.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

✅ RECEBER NOTÍCIAS no
SEGUIR CANAL

Vivemos um tempo que requer compromisso inequívoco dos Três Poderes Republicanos, em favor da Constituição de 1988. (…) As causas do autoritarismo ainda se fazem sentir. O tempo requer, por tudo isso, homens e mulheres de Estado. (…) Agora somos, também, abençoados com a posse [após Rosa Weber] do ministro Luis Roberto Barroso”, disse Gilmar, em seu discurso reconciliador. “Seja feliz“, encerrou o decano que, ao final da oratória, foi abraçado pelo novo Presidente do TSE, sob aplausos.

Em uma mesma cerimônia, Barroso assumiu a Presidência da Corte e, também, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2023-2025 e o ministro Edson Fachin assumiu a vice-presidência do STF.

Luís Roberto Barroso fez um discurso (assista à íntegra no final) em defesa da democracia, da harmonia entre os Poderes e dos direitos das minorias. Afirmou que entre os focos principais de sua gestão estão o aumento da eficiência do Poder Judiciário, o avanço das pautas dos direitos fundamentais, a contribuição para o desenvolvimento econômico e social sustentável do país e uma maior aproximação do STF com a sociedade.

Assista aos vídeos a seguir:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

✅ RECEBER NOTÍCIAS no
SEGUIR CANAL

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.