O ministro assumiu a direção da Corte máxima de Justiça do Brasil na noite desta quinta-feira (28/9): A cantora, ídolo do ministro, não cobrou cachê. Decano foi abraçado pelo novo Presidente do Supremo – Veja os bastidores da cerimônia – ASSISTA
O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou o novo Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barroso, que assumiu, na noite desta quinta-feira (28/9), a Presidência da Corte máxima de Justiça brasileira.
Em sua conta oficial na rede social ‘X‘, o estadista postou um vídeo de 1 segundo apenas, mas onde é possível assistir o cumprimento do chefe do Executivo e o aperto de mão caloroso de ambos, enquanto posavam para registro oficial do encontro na cerimônia.
“Desejo uma excelente presidência ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso”, escreveu o fundador de seu próprio partido, o PT, na plataforma social.
Na noite de posse, a consagrada cantora, compositora e poetisa Maria Bethânia estava acomodada em um lugar privilegiado, na primeira fila, ao lado de Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio de Almeida (Direitos Humanos) e Camilo Santana (Educação).
A artista interpretou o Hino Nacional Brasileiro acompanhada pelo violonista João Camarero.
Após a interpretação, Bethânia foi abraçada e beijada pelo novo Presidente do STF, que por ser seu admirador, esteve previamente com a cantora baiana, quando a convidou para a cerimônia.
“Muito lindo!“, disse Luis Roberto Barroso à Maria Bethânia, que não cobrou cachê.
Por recomendação médica, Lula estava usando máscara para se proteger, em ambientes públicos e reuniões desde o início da semana, para evitar intercorrências que motivem o adiamento da cirurgia que fará no quadril, nesta sexta-feira (29/9).
Durante o discurso de posse, Barroso agradeceu à ex-presidente Dilma Rousseff, a quem se referiu como “Presidente”, que o indicou para uma cadeira no Supremo:
“Minha gratidão vai também para a presidente Dilma Rousseff, que me indicou para o cargo da forma mais republicana que um presidente pode agir: não pediu, não insinuou, não cobrou”, disse Luis Roberto Barroso.
Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), disse ser admirador de Barroso, revelando que sempre dialogou fraternamente com o ministro, há muito tempo:
“Tenho admiração e diálogos fraternos com o ministro Luís Roberto Barroso, há algumas décadas. Fiquei feliz com a posse dele na presidência do STF, instituição essencial para a República e para a Democracia. Acredito que ele fará um grande trabalho na Chefia do Poder Judiciário“, escreveu o maranhense.
Dino tem seu nome cogitado para a vaga da ministra e ex-presidente do Supremo Rosa Weber, que deixará a Corte em decorrência de sua aposentadoria compulsória, por atingir a idade de 75 anos, que completará no próximo dia 2 de outubro.
Weber nasceu em 1948 e está no STF também por indicação, em 8 de novembro de 2011, da então presidente Dilma Rousseff. A ministra assumiu a vaga deixada pela aposentadoria da então ministra Ellen Gracie Northfleet.
O ministro decano da Corte, Gilmar Mendes, fez um discurso na posse de seu colega, Barroso. Ambos eram desafetos mútuos até pouco tempo. No ‘X‘, a apresentadora da ‘GloboNews‘, Daniela Lima, disse que o “Brasil prova que nada é estanque no tempo“, pois a relação “Barroso x Gilmar” foi “um dos maiores embates da história do Supremo“, mas “a união se deu quando quem foi atacado foi o Supremo“.
Gilmar disse que a posse de Barroso se deu devido a uma “carreira de excelência“.
“Vivemos um tempo que requer compromisso inequívoco dos Três Poderes Republicanos, em favor da Constituição de 1988. (…) As causas do autoritarismo ainda se fazem sentir. O tempo requer, por tudo isso, homens e mulheres de Estado. (…) Agora somos, também, abençoados com a posse [após Rosa Weber] do ministro Luis Roberto Barroso”, disse Gilmar, em seu discurso reconciliador. “Seja feliz“, encerrou o decano que, ao final da oratória, foi abraçado pelo novo Presidente do TSE, sob aplausos.
Em uma mesma cerimônia, Barroso assumiu a Presidência da Corte e, também, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2023-2025 e o ministro Edson Fachin assumiu a vice-presidência do STF.
Luís Roberto Barroso fez um discurso (assista à íntegra no final) em defesa da democracia, da harmonia entre os Poderes e dos direitos das minorias. Afirmou que entre os focos principais de sua gestão estão o aumento da eficiência do Poder Judiciário, o avanço das pautas dos direitos fundamentais, a contribuição para o desenvolvimento econômico e social sustentável do país e uma maior aproximação do STF com a sociedade.
Assista aos vídeos a seguir:
Desejo uma excelente presidência ao ministro do Supremo Tribunal Federal @LRobertoBarroso.
— Lula (@LulaOficial) September 28, 2023
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/D9vYNPCvF3
Apenas Maria Bethânia interpretando o hino nacional na cerimônia de posse do ministro Luís Roberto Barroso, que assume a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
— Instituto Lula (@inst_lula) September 28, 2023
Contemplem! pic.twitter.com/zJoQb3vTLO
⚖️ “Minha gratidão vai também para a presidente Dilma Rousseff, que me indicou para o cargo da forma mais republicana que um presidente pode agir: não pediu, não insinuou, não cobrou.”, afirma Luís Roberto Barroso durante posse como presidente do STF.pic.twitter.com/UEdK9ncaET
— Camarote da República (@camarotedacpi) September 28, 2023
Tenho admiração e diálogos fraternos com o ministro Luís Roberto Barroso, há algumas décadas. Fiquei feliz com a posse dele na presidência do STF, instituição essencial para a República e para a Democracia. Acredito que ele fará um grande trabalho na Chefia do Poder Judiciário. pic.twitter.com/f19Uk13BA0
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) September 28, 2023
Trechos do discurso de Gilmar Mendes na posse de Barroso na presidência do STF.
— Nós e Conexões (@noseconexoes) September 28, 2023
O final é surpreendente! pic.twitter.com/OhMm6S6IOh