Lula está à frente de Bolsonaro com 43% contra 35%, diz pesquisa telefônica do PoderData

No segundo turno, o ex-presidente derrotaria o atual ocupante do Palácio do Planalto por 50% a 40%, mostra o levantamento

Se a eleição presidencial de outrubro fosse hoje, Lula (PT) venceria o presidente Jair Bolsonaro (PL) por 43% das intenções de voto contra 35%, segundo uma pesquisa telefônica do PoderData, divulgada nesta quinta-feira (4/8). Os outros candidatos da sequência somam, juntos, 15% das intenções de voto, aponta o levantamento.

Ciro Gomes (PDT) apareceu com 7%; Simone Tebet (MDB-MS) com 4%; André Janones (Avante-MG) com 2%, José Maria Eymael (Democracia Cristã) com 1% e Luiz Felipe d’Avila (Novo) também com 1%. Os outros que concorrem ao mesmo cargo não pontuaram.

Lula tem desempenho melhor entre jovens de 16 a 24 anos (50%) e continua liderando com vantagem na região Nordeste (48%), além de que, por renda renda familiar, o ex-presidente pontua mais na faixa até 2 salários (48%), enquanto Bolsonaro pontua mais entre homens (40%) pessoas de 45 a 59 anos (39%), na região Centro-Oeste (46%) e entre os que tem renda de mais de 5 salários (42%).

No segundo turno, Lula derrotaria Bolsonaro por 50% a 40%. Aqueles que votariam em branco, nulo ou que estão indecisos somaram 9%, sendo 4% os que votarão em algum candidato, mas ainda não sabem em quem.

A diferença entre os dois candidatos, de 10 pontos percentuais, mostra tendência de queda em comparação a rodadas anteriores da pesquisa. No levantamento de 19 a 21 de junho, Lula marcava 52% contra 35% de Bolsonaro, o que representava 17 pontos de vantagem. Um mês depois, em 17 a 19 de julho, a distância era de 13 pontos: 51% a 38%, conforme sintetizou o portal da CUT, que explicou que quando se observa um período maior, o resultado indica alguma estabilidade e retoma o cenário do início de junho, quando Lula e Bolsonaro marcavam os mesmos percentuais.

O levantamento foi feito entre 31 de julho e 2 de agosto, via ligações para celulares e telefones fixos, com 3.500 eleitores de 322 municípios de todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08398/2022.

Siga Urbs Magna no Google Notícias
Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.