Lula avisa ao STF que vaga na Corte é de Cristiano Zanin Martins e que ele será indicado como ministro em breve

O preferido de Alexandre de Moraes é Luiz Felipe Salomão. Já Lewandoswki e parte do grupo de advogados ‘Prerrogativas’ apoiam Manoel Carlos de Almeida

O presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que vai indicar em breve o advogado Cristiano Zanin Martins para a vaga na Corte deixada pelo ministro agora aposentado Ricardo Lewandowski, informa a ‘CNN Brasil‘.

O nome de Zanin ainda precisa ser sabatinado no Senado, mas não deve enfrentar resistências, a despeito dos conflitos de interesse que podem surgir em casos envolvendo a Lava Jato ou o próprio presidente da República, diz a matéria no site.

O texto da matéria de Raquel Landim diz que Lula almoçou na quarta-feira (24/5) com o ministro Alexandre de Moraes e o ministro da Justiça, Flávio Dino, no Planalto. O tema da conversa foi a indicação dos dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou a jornalista.

No fim da tarde, após o parecer do chefe do Executivo, o próprio Moraes anunciou a escolha de Floriano de Azevedo Marques e André Ramos para a Corte Eleitoral. Segundo fontes, Lula consolidou a força do ministro no TSE para compensar não aceitar sua indicação para o STF.

O preferido de Moraes é Luiz Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça e ministro do STJ. Já Lewandoswki e parte do Prerrogativas apoiam Manoel Carlos de Almeida, ex-secretário-geral do STF e do TSE. Também havia pressões para que Lula escolhesse uma mulher negra para o cargo, escreve Landim.

Em outubro deste ano, a ministra Rosa Weber vai se aposentar, e o presidente fará uma nova indicação para o STF.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.