A jornalista Cinthia Lages, no canal do YouTube ‘TV Jornal‘ | Imagem reprodução de vídeo
“Você está repetindo uma fake news que surgiu no governo Bolsonaro“, disse Cinthia Lages. “Por conta disso, eu não acho respeitoso que a gente continue repetindo isso” – ASSISTA
Em programa online na TV Jornal, um homem falava sobre as universidades federais com Cinthia Lages e usava o termo “turma da fumaça“, popularizado pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, para se referir aos alunos que “têm que fazer festa todo fim de semana“.
Quando a jornalista identificou a tentativa de insistir com o mesmo discurso do antigo aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, ela, tranquilamente, desligou o áudio e explicou os motivos que a levaram a tomar a atitude, passando um verdadeiro ‘sabão‘ no ‘cidadão de bem‘.
“Você está repetindo uma fake news que surgiu no governo Bolsonaro, com o [então] ministro Abraham Weintraub, que tratava as universidades de forma pejorativa“, disse Cinthia. “Por conta disso, eu não acho respeitoso que a gente continue repetindo isso”.
“A gente não pode jamais cair nessa falácia de desrespeitar a universidade“, prosseguiu. “A universidade é um centro de conhecimento, ela é um espaço de conhecimento e precisa ser respeitada“, disse.
“As pessoas estão lá pra assistir aulas. (…) O único julgamento possível de ser feito é que ao longo dos últimos quatro anos as universidades foram penalizadas por uma política desastrosa que buscava demoninar o ensino superior“, afirmou a jornalista, com conhecimento de causa.
De acordo com Cinthia, isso ocorreu apenas no ensino federal, porque o privado “não foi demonizado“. Assista a seguir:
