Felipe Santa Cruz manifesta apoio à ‘PEC do Pazuello’, contra militares da ativa no Governo

O Presidente a Ordem dos Advogados do Brasil afirmou, em carta, que o texto é uma oportunidade de proteger as Forças Armadas da politização. De autoria da deputada Perpétua Almeida, o texto ficou conhecido como “PEC do Pazuello” em referência ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, general da ativa do Exército.

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, manifestou apoiou à PEC (proposta de emenda à Constituição) que barra a participação de militares da ativa, apresentada formalmente na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (14). De autoria da deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC), o texto ficou conhecido como “PEC do Pazuello” em referência ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, general da ativa do Exército.

Em carta enviada à parlamentar, Santa Cruz diz que o Congresso tem “uma grande oportunidade de debater, de forma ampla e democrática, a regulamentação da participação de membros das Forças Armadas nos governos. “Trata-se de preservar a democracia e proteger as Forças de processos de politização“, acrescenta, informa o Painel da Folha de S.Paulo. Cinco ex-ministros da Defesa também decidiram apoiar a PEC.

A Proposta de Emenda Constitucional apresentada pela deputada Perpétua Almeida propõe, em boa hora, a regulamentação da participação de militares da ativa em funções de governo, separando aquelas de natureza técnica e que podem ser atribuídas a militares daquelas que permitam o risco da politização das Forças Armadas com consequências nocivas para estas instituições e para o país“, afirma nota assinada por Aldo Rebelo, Celso Amorim, Jaques Wagner, Nelson Jobim e Raul Jungmann.​

Conclamamos o Congresso Nacional a assumir o papel que lhe cabe e que nos une: a defesa das nossas Forças Armadas, dos serviços que prestou ao País e de sua condição de instituições de Estado, conforme determina nossa Constituição federal“, conclui.


Siga no Telegram

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading