Cuba prepara o registro da ‘Sovereign 01’, contra covid-19

01/11/2020 0 Por Redação Urbs Magna

Vacina é anunciada no dia que a ilha diz ter registrado recorde: 86 novos casos do novo coronavírus foram registrados neste sábado (31), informou o Ministério da Saúde de Cuba, país que acumula 6.935 já infectados e 128 mortes desde o início da pandemia

O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Cuba iniciou o processo de registro de sua primeira vacina candidata contra o coronavírus, produzida pelo Instituto Finlay de Vacinas.

Os especialistas do CIGB realizaram uma reunião técnica “com o sistema regulador de vacinas cubano”, para a qual foi apresentada toda a documentação oficial da primeira vacina candidata da instituição.

O próximo passo é apresentar o andamento da investigação ao órgão regulador de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CECMED), para que, após o processo de controle de medicamentos, possam ser iniciados os ensaios clínicos em todas as suas fases.

Precisamente sobre os ensaios clínicos que estão a ser realizados com um grupo de voluntários a quem o Sovereign 1 é administrado, foi explicado que existem “resultados preliminares encorajadores”.

Os especialistas do Instituto Finlay argumentaram que “não foram observadas reações adversas ou efeitos graves, mas o comportamento do ensaio e o processamento das amostras ainda precisam ser avaliados para ver se realmente existem anticorpos”, justamente o que se espera que aconteça no corpo humano após a aplicação das 2 doses da vacina.

A pandemia em Cuba tem seu quarto pior dia: 86 infectados

No último sábado (31), o Ministério da Saúde Pública reconheceu que ocorreram 86 novos casos confirmados com a doença, o que representa o quarto maior número desde o início da pandemia em Cuba.

Aproximadamente 66% desses casos vêm de Pinar del Río, território que nos últimos dias se tornou o epicentro da doença na ilha. Com estes números, Cuba acha que a pandemia de coronavírus está longe de ser controlada.

A ilha, que tem população estimada em 11.324.262 habitantes registrou, até este domingo, 6.935 casos de covid-19 dos quais 182 morreram.

Comente